Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Introdução:
A síndrome de realimentação (SR) caracteriza-se por um distúrbio severo de eletrólitos, acompanhado de anormalidades metabólicas, que ocorre em pacientes com desnutrição grave, jejum prolongado e/ou etilistas, quando introduzido suporte nutricional com oferta calórica elevada. Essas alterações podem ter repercussões sistêmicas graves, dentre as quais arritmias cardíacas e insuficiência respiratória.Objetivo:
Avaliar a incidência de SR em pacientes com prescrição de nutrição parenteral (NP) em um hospital público e a sua possível associação com desfechos clínicos.Metodologia:
Estudo de coorte histórica envolvendo adultos com prescrição de NP do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre – RS), acompanhados pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) nos anos 2016 e 2017, aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição. Foram coletados do prontuário médico e da ficha de acompanhamento da EMTN dados referentes à internação, à prescrição da NP e ao estado nutricional, além de dados sócio-demográficos e parâmetros laboratoriais. Risco de SR foi determinado a partir dos parâmetros índice de massa corporal (IMC), tempo de jejum anterior a NP, concentrações séricas reduzidas de eletrólitos e etilismo. A SR foi definida a partir da presença de hipofosfatemia, hipomagnesemia e/ou hipocalemia nas primeiras 72h após o início da NP. Pacientes com SR foram comparados àqueles sem SR quanto ao aporte calórico recebido nas primeiras 72 horas após início da NP e aos desfechos clínicos de interesse - tempo de internação hospitalar (TIH) e mortalidade hospitalar. As análises foram realizadas no SPSS 20.0, sendo adotado nível de significância de 5%.Resultados:
Foram avaliados 234 pacientes (56,53±15,48 anos; 55,7% homens)... (AU)