Indicadores de qualidade em terapia nutricional parenteral: avaliação e associação com desfechos clínicos em um hospital terciário

Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição to obtain the academic title of Mestre. Leader: Levandovski, Rosa Maria

Objetivo:

Avaliar a qualidade da terapia nutricional parenteral (TNP) prestada aos pacientes internados em um hospital público de alta complexidade, através da utilização de indicadores de qualidade em terapia nutricional (IQTN) e suas possíveis associações com desfechos clínicos (tempo de uso da TNP, mortalidade intra hospitalar e tempo de internação hospitalar).

Métodos:

Estudo de coorte histórica realizado no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Foi realizada coleta de dados de prontuário eletrônico e planilha de controle da TNP da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN). A amostra foi de conveniência, sendo composta por pacientes maiores de 18 anos que tiveram prescrição de TNP e foram acompanhados pela equipe no período de outubro de 2011 até setembro de 2016.

Para aplicação dos IQTN foram utilizadas as frequências relativas dos seguintes indicadores:

pacientes com TNP central por menos de sete dias, medida ou estimativa do gasto energético e das necessidades proteicas, realização de avaliação e reavaliação nutricional periódica, recuperação de ingestão oral após término da TNP, medida de índice de massa corporal (IMC), acompanhamento nutricional do paciente pela EMTN, alterações hidroeletrolíticas e disfunções hepática, renal e glicêmicas. As frequências relativas observadas foram comparadas com as metas propostas na literatura. Foram coletadas variáveis sócio demográficas, clínicas, laboratoriais e antropométricas, calculadas as estatísticas descritivas e avaliada a associação entre os IQTN e os desfechos de interesse (tempo de internação hospitalar, tempo de TNP e mortalidade) a partir de análise univariada e multivariada... (AU)

More related