As representações sociais da espiritualidade e da religiosidade para pessoas que vivem com HIV na atenção primária

Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Gomes, Antônio Marcos Tosoli

O presente estudo tem como objeto a representação social da espiritualidade e da religiosidade de pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) no contexto da atenção primária, seu objetivo geral é analisar estas representações em PVHA em diferentes segmentos religiosos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, orientado pela Teoria das Representações Sociais (TRS) em suas abordagens estrutural e processual, sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira incluiu 104 PVHA em atendimento ambulatorial em duas unidades básicas de saúde na Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, com as quais foram coletadas evocações livres com o termo indutor espiritualidade e religiosidade. A segunda incluiu entrevista sobre espiritualidade, religiosidade e Vírus da Imunodeficiência Humana e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/Aids), com 39 usuários com o mesmo perfil. Foram também aplicados questionários de caracterização dos participantes realizado após uma análise das principais variáveis. Na análise dos dados, utilizou-se a prototípica com o apoio do software Ensemble de programms permettant I analyse dês evocations (EVOC) e a similitude por co-ocorrência para as evocações livres. Para o conteúdo das entrevistas foi realizada análise lexical através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles (Iramuteq). A estrutura da representação da espiritualidade apresentou os cognemas Deus , ter-fé e amor como candidatos à centralidade, ao mesmo tempo em que para a análise da religiosidade os termos ter-fé e Deus . Ambos os objetos se caracterizam pela relação do Divino com o humano, interpretação esta reforçada quando as análises de similitude explicitam que os léxicos Deus e ter-fé apresentaram os maiores números de conexões. Na análise processual, emergiram 6 classes divididas em dois eixos, quais sejam, eixo 1: Espiritualidade e Religiosidade no contexto do HIV, que se subdivide em Classe 5: O lidar com um forte preconceito a partir de uma certa esperança: Viver com o HIV/Aids no meio religioso, Classe 2: Com fé e esperança: o encontro do divino com o humano através da religião e da religiosidade e Classe 3: a espiritualidade no cotidiano: relação com o divino e influência no viver com o HIV/Aids. O eixo 2, denominado O diagnóstico do HIV/Aids, aspectos sociais e individuais no processo de convivência com a síndrome, dá origem à Classe 6: O processo de adesão à TARV e a cronicidade da síndrome: processo de naturalização e desafios cotidianos, à Classe 1: O percurso entre o diagnóstico e a aceitação da síndrome: a espiritualidade, a religiosidade, a rede de apoio social e os desafios e conquistas e à Classe 4: A rede social de apoio: o relacionamento interpessoal na família e na comunidade religiosa. Destaca-se que se trata de uma mesma representação que se centra na dinâmica relacional entre o Divino e o Humano mediado pela fé e perpassado pelo afeto. O cuidado de enfermagem considerando o exposto desta complexidade deve incluir sua dimensão transpessoal e interpessoal a partir das proposições teóricas de Jean Watson e Hildegard Peplau. Conclui-se que a espiritualidade e a religiosidade são consideradas como fatores importantes para a melhor convivência com o HIV, ao lidar com a síndrome e possibilitar uma ressignificação pessoal.
This study has the aim the object the social representations of spirituality and the religiosity for people living with Human Immunodeficiency Virus in the context of primary care based on a general objective to analyze the social representations of spirituality and the religiosity on people that living with Human Immunodeficiency Virus from different religious group. It is a qualitative, descriptive and exploratory study, oriented by the theory of social representations in its procedural and structural approach, this development occurred in two phases. The first included 104 people that living with HIV in outpatient care in two basic health units in Baixada Fluminense of Rio de Janeiro State, with whom were collected free evocations with the inductor term spirituality and religiosity. The second phase included 39 users that the same profile. Participant characterization questionnaires were also applied after an analysis of the main variables. For the data analysis, it was used a prototypical with a software EVOC help, and the similarity by co-occurrence for free evocations. The interviews were performed lexical analysis through software IRAMUTEQ. The structure of representation of spirituality presented cognemas God, faith and Love of candidates a central core, at the same time for analyze of religiosity the terms faith and God. Both the objects characterized by the relation of the Divine with the human, this interpretation is reinforced when analyzes of similitude explicitly that lexical God and faith have presented the greatest number of connections. In the procedural analysis, 6 classes were divided into two axes, namely axis 1: Spirituality and Religiosity in the context of HIV, which is subdivided into Class 5: Dealing with a strong prejudice from a certain hope: Live with HIV / AIDS in the religious environment, Class 2: The faith and hope: the encounter of the divine with the human through religion and religiousness and Class 3: spirituality in everyday life: relationship with the divine and influence in living with the HIV/Aids. Axis 2, called The diagnosis of HIV / AIDS, social and individual aspects in the process to living together with the syndrome, Class 6 Class 6 begins: The process of adhesion to TARV and the chronicity of the syndrome: process of naturalization and daily challenges, Class 1: The path between diagnosis and acceptance of the syndrome: spirituality, religiosity, social support network and challenges and achievements, and Class 4: The support social network and the interpersonal relationship in the family and in the religious community. It is emphasized that this is a same representation that focuses on the relational dynamics between the Divine and the Human mediated by faith and permeated by affection. Nursing care considering the exposed of complexity should include its transpersonal and interpersonal dimension from the theoretical propositions of Jean Watson and Hildegard Peplau. It is concluded that spirituality and religiosity are considered as important factors for the better coexistence with HIV, get along with the syndrome and to allow a personal resignification.

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