Avaliação de medidas de prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central de curta permanência em unidade de terapia intensiva

Publication year: 2021
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição to obtain the academic title of Especialista. Leader: Santos, Adriana Alves dos

Introdução:

Os cateteres venosos centrais (CVC) são essenciais principalmente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, podem ocasionar infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central (ICSRCVC). Com isso, é indispensável identificar possíveis potencialidades e falhas nas medidas para prevenção.

Objetivo:

Avaliar a adesão às medidas de prevenção de ICSRCVC de curta permanência em UTI, em conformidade com o manual “Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde” da agência nacional de vigilância sanitária(ANVISA).

Método:

Estudo descritivo observacional do tipo transversal com abordagem quantitativa. Realizado na UTI adulto de um hospital público no Rio Grande do Sul entre março a junho de 2020. A amostra foi composta pelos CVC de curta permanência e seus dispositivos dos pacientes internados no local de estudo. Foram incluídos todos os CVC dos pacientes internados na UTI não COVID, no período da coleta de dados. Excluíram-se os cateteres dos pacientes que estavam temporariamente fora da UTI e leitos sem CVC. Observaram-se os CVC à beira do leito uma vez por semana durante quatro meses e analisaram-se descritivamente.

Projeto aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da instituição sob o número CAEE:

27024919.7.0000.5530.

Resultados:

Foram observados, classificados e analisados 329 CVC e seus dispositivos em sete itens como atende e não atende, tendo como resultado atende: 92,09% no item Hiperemia e/ou secreção; 93% Validade do curativo; 90,88% Integridade do curativo; 90,27% Identificação no curativo; 79,63% Validade das dânulas; 92,80% Validade de equipos e 45,16% Validade de extensores. Na avaliação de todos os itens de cada cateter, somente 59,57% estavam adequados.

Conclusão:

Os itens que envolvem diretamente os cuidados do enfermeiro com o CVC apresentaram maior taxa de adequação do que os itens que envolvem ...(AU)

More related