Publication year: 2021
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição - GHC to obtain the academic title of Especialista. Leader: Werlang, Alessandra Preisig
Introdução:
Atualmente, a pandemia pelo coronavírus (Covid-19) está afetando o mundo inteiro, com mais de 2.16 milhões de mortes globalmente (www.ourworldindata.org). Os pacientes que cursam com a forma grave da doença podem evoluir com insuficiência respiratória aguda, ventilação mecânica (VM) prolongada, uso de sedação e bloqueadores musculares, resultando no aparecimento de fraqueza muscular adquirida na UTI (FMA-UTI). Essa condição pode estar relacionada a maior tempo de internação, mortalidade e aumento dos custos hospitalares. Métodos:
Foi conduzido um estudo prospectivo (n=106) no qual foi avaliada a força muscular periférica e a mobilidade dos pacientes com Covid-19 internados na UTI e submetidos à ventilação mecânica invasiva no período de julho a agosto de 2020. Resultados:
Foi observada FMA-UTI importante no momento do despertar na UTI. Houve aumento da força muscular (MRC) desde o despertar até a alta da UTI de 35,0±11,9 para 47,7±8,1, (p<0.001) e da escala de mobilidade (ICU-MS), de 2.3 pontos, avaliados 24h após extubação até a alta da UTI (p<0.001). Pacientes mais fracos ao despertar na UTI (MRC menor), permaneceram mais tempo em VM (R=0.43) e maior tempo internados no hospital (R=0.3). Conclusão:
Os pacientes apresentaram FMA-UTI, porém houve ganho de força muscular e de mobilidade durante o processo de reabilitação na UTI. (AU)