Serviço comunitário de saúde mental de Santo André sob a ótica dos usuários: conquistas e desafios
The mental health community service in Santo André from the users' point of view: achievements and challenges
Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader: Meneghin, Paolo
Este estudo capta a percepção do usuário sobre o serviço comunitário de saúde mental, o NAPS I de Santo André. A população estudada é composta por dez usuários do serviço em regime intensivo. Para tanto, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: ficha de caracterização do sujeito, formulário quanto à avaliação do serviço e entrevista semiestruturada. Este estudo, de caráter qualitativo, procedeu à análise do material empírico por meio de análise de conteúdo proposta por Bardim; tabulação e descrição dos dados obtidos no formulário quantitativo.
Os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas:
1. caracterização da população; 2. percepção do usuário quanto ao serviço; 3.percepção do usuário quanto à organização e assistência prestada:
o acolhimento e o vínculo como formas de tratamento e 4. percepção do usuário do processo saúde-doença mental. Os resultados indicam que a população estudada manifesta satisfação com o serviço, identificada como a possibilidade de pertencimento a um grupo, mas não qualifica o serviço quanto à sua organização, assistência prestada e acompanhamento do processo terapêutico. O estudo indica que o processo de avaliação deve ser contínuo e envolver todos os atores institucionais, como forma de produzir a qualificação e a consolidação dos pressupostos dos serviços comunitários de saúde mental. Os CAPS são um produto da Reforma e produtores diários de um novo jeito de assistir. Assim, constitui-se um desafio construir um serviço de atenção em base comunitária e prestar uma assistência pautada nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica, onde o protagonismo do sujeito e sua inserção na comunidade devem ser o foco do cuidado.
This study comprehends the user's perception of the mental health community service, the NAPS I in Santo André. The target population that was studied is composed of ten users of the service treated na intensive regime.