Intervenções de enfermagem propostas pela nursing interventions classification (NIC) para o diagnóstico de enfermagem integridade da pele prejudicada em recém-nascidos

Publication year: 2013
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará to obtain the academic title of Doutor. Leader: Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão

A assistência ao recém-nascido com integridade da pele prejudicada deve ser prioridade para equipe de enfermagem. Objetivou-se analisar o uso das intervenções propostas pela Nursing Intervention Classification (NIC) indicadas para o diagnóstico de enfermagem Integridade da pele prejudicada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Estudo exploratório, descritivo, utilizando-se mapeamento cruzado em três unidades neonatais públicas, em Fortaleza-CE-Brasil. Participaram 42 enfermeiros atuantes em Neonatologia. A coleta de dados foi realizada de maio a setembro/2011, conforme a disponibilidade dos participantes. Aprovado pelo Comitê de Ética das instituições pesquisadas. No primeiro momento da coleta, os enfermeiros indicaram as atividades realizadas junto aos recém-nascidos com o diagnóstico de enfermagem Integridade da pele prejudicada. Em seguida, foi realizada comparação dessas atividades com as intervenções propostas pela NIC, caracterizando o mapeamento. A análise ocorreu entre outubro/2011 e janeiro/2012. Para revisão e refinamento do mapeamento, os resultados obtidos foram encaminhados a nove enfermeiros experts em diagnóstico de enfermagem, por meio do correio convencional e eletrônico. O mapeamento revelou que das 75 atividades sugeridas na NIC, 57 corresponderam às indicadas pelos enfermeiros.

As mais citadas pelos enfermeiros como desempenhadas cotidianamente foram relacionadas ao cuidado com lesões:

aplicar um curativo adequado ao tipo de lesão; reposicionar o paciente pelo menos a cada duas horas, conforme apropriado; posicionar o paciente, de modo a evitar a tensão sobre a lesão, conforme apropriado; e remover curativo e fita adesiva.

Tratamento tópico:

aplicar emolientes à área afetada; aplicar curativo oclusivo transparente sempre que necessário; e evitar o uso de sabonete alcalino na pele.

Supervisão da pele:

examinar a pele e as mucosas quanto à vermelhidão, ao calor exagerado, ao edema e à drenagem; e documentar mudanças na pele e mucosas. As atividades sugeridas pela NIC mais realizadas segundo opinião dos enfermeiros (média ponderal entre 0,8 e 1) relacionadas ao cuidado com lesões: aplicar um curativo adequado ao tipo de lesão; manter técnica asséptica durante realização; trocar curativos, conforme a quantidade de exsudato e drenagem; limpar com soro fisiológico ou substancias não tóxicas; posicionar o paciente, de modo a evitar tensão sobre a lesão e reposicionar o paciente pelo menos a cada duas horas.

Referentes ao tratamento tópico:

manter limpas, secas e sem vincos as roupas de cama; aplicar curativo oclusivo transparente; proporcionar higiene íntima; aplicar antibiótico tópico à área afetada; e aplicar emolientes à área afetada.

Quanto à supervisão da pele:

observar as extremidades quanto à cor, ao calor, ao inchaço, aos pulsos, à textura, ao edema e às ulcerações; monitorar cor e temperatura da pele; e examinar a condição da incisão cirúrgica. Após submissão do mapeamento à avaliação por enfermeiros peritos, foi sugerido que das 22 atividades de cuidado com a pele, 13 permaneceriam com a nomenclatura NIC. Com relação ao tratamento tópico, 23 atividades tiveram discretas alterações e 10 permaneceram inalteradas. Relativo à supervisão da pele, três foram modificadas e nove atividades mantiveram a nomenclatura NIC. Concluiu ser possível a utilização da NIC como terminologia padronizada para descrever os cuidados de enfermagem prescritos, uma vez que essa classificação mostrou-se, em sua maioria, adequada à realidade neonatal.

More related