Qualidade de vida de pessoas com úlceras venosas crônicas
Quality of Life of people with chronic venous ulcers
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader: Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia
A escassez de estudos específicos acerca da Qualidade de Vida (QV) de pessoas com Úlceras Venosas Crônicas (UVC) motivou-nos a realizar este estudo, que objetivou: verificar as propriedades psicométricas do Índice de Qualidade de Vida de Ferrans e Powers (IQVFP); descrever as características sócio-demográficas (CSD) e às das úlceras venosas (CUVC); analisar os escores de QV segundo às CSD e as CUVC. O estudo é descritivo, exploratório, correlacional, de campo e transversal, realizado através de entrevistas junto a 89 pessoas com UVC em 3 ambulatórios públicos, utilizando-se a versão genérica do IQVFP.
Este instrumento é compsoto por 68 itens e dividido em 4 domínios:
Saúde/Funcionamento (DSF), Sócio-Econômico (DSE), Psicológico/Espiritual (DPE) e Família (Dfa). Atestou-se ao IQVFP a confiabilidade - alfa de 0,09 no IQV Total; a validade concorrente e a validade discriminante. No entanto, nesta última apenas para o IQV Total (p=0,029 e DSF )p=0,005).Houve predomínio de:
mulheres (68,54%); idade média de 53,44 anos; católicos (65,86%), profissões que exigem ortostatismo anterior e posteriomente à UVC (90,36% e 89,78%) respectivamente. A respeito das CUVC constatou-se: média de 1,54 úlceras, 71,95% da amostra tiveram novas UVC após a primeira ulceração; 67,045% têm a ferida há menos de 5 anos e com 69,74% está com UVC atual localizadas na perna esquerda. Acerca da QV obteve-se: escore médio de 22,27% (DP= 5,05) para o IQVT e correlação dos domínios com o IQVT. Não houve correlação entre a idade, número de filhos, número de úlceras, tempo de ocorrência da primeira UVC e tempo com a UVC atual e os DSF, DSE e o IQVT.Houve correlação:
negativa entre o DPE e número de UVC (r=-0,19) e entre o DFa e tempo com a UVC atual (r=-0,19); positiva entre o IQVT e seus domínios e os católicos, não confirmados na comparação para o DSF; positiva entre os DSF, DPE, DFa e o IQVT e ortostatismo antes da primeira UVC, confirmada na ) comparação nos DSF e DFa. Os pacientes sem companheiros tiveram melhor QV no DFa, evidenciado na correlação (r=-0,28; p=0,004) e comparação (p< 0,006) Em conclusão, constatou-se: o IQVFP é adequado para a população alvo; pessoas com baixo nível sócio-econômico e educacional e com boa qualidade de vida.
The shortage of specific studies about Quality of Life (QOL) of people with Chronic Venous Ulcers (CVU) motivated us to accomplish this study, which aimed at verifying the psychometric properties of the Ferrans and Powers quality of Life Index (FPQOL); described to the socio-demographic characteristics (SDC) and the venous ulcers characteristics (CVUC); analyze the QLI scores based on the SDC and the CVUC. It is a descriptive, exploratory, co-related, field and transversal study performed through interviews with 89 people who had CVU, treated on 3 public ambulatories using the generic version of thje FPQLI.