Imagens mentais decorrentes da audição musical erudita em dor crônica músculo-esquelética: contribuições para a utilização da música pela enfermagem
Mental images originated from the classical music listening in muscle-skeleton chronic pain |b contribution for the use of music by nursing
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader: Silva, Maria Julia Paes da
Neste estudo foram investigadas as imagens mentais decorrentes da audição musical erudita em mulheres com dor crônica músculo-esquelética. Noventa mulheres divididas em três grupos com diagnósticos de fibromialgia, lesão por esforços repetitivos/doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (LER/DORT) e afecções relacionadas à coluna vertebral foram submetidas à audição individual de três peças musicais (Ravel - Música A; Wagner - Música B e diversos trechos agrupados num Mix - Música C). As pesquisadas foram divididas em três sub-grupos que ouviram as seqüências ABC; BCA e CAB. Os dados sócio-demográficos foram obtidos por meio de entrevista e a intensidade da dor foi avaliada pela escala numérica verbal (0-10) antes e após a audição de cada peça musical. As imagens mentais foram categorizadas simbolicamente mediante análise de desenhos realizados durante cada audição e seus respectivos relatos verbais. A intensidade da dor mais elevada foi observada no grupo de fibromialgia, que apresentou, também, menor número de desenhos. Os três grupos apresentaram redução estatisticamente significativa dos escores de intensidade da dor ao final da audição musical (p<0,001), não associada à etiologia, à utilização ou não de medicamentos, à preferência musical ou à seqüência musical ouvida. Menor redução da intensidade da dor foi observada somente para o Mix no grupo de coluna. As imagens mentais não diferiram quantitativamente, entre Ravel e Wagner, nem simbolicamente para as principais categorias observadas. Potencial evocativo musical diferenciado foi observado no que se refere às sensações de desprazer entre Ravel e Wagner, não sendo observado para as reações de prazer. O Mix apresentou resultados simbólicos e estéticos, quantitativamente inferiores em relação a Ravel e a Wagner, com predomínio de imagens descritivas. A forma e conteúdo musicais se relacionaram à produção de imagens e o efeito terapêutico ) observado, sugerindo, portanto, que análises estruturais, simbólicas e estéticas podem contribuir para a compreensão e utilização da música pela Enfermagem.
In this study, mental images originating from classical music listening in women with muscle skeleton chronic pain. Ninety women divided in three groups with fibromyalgia diagnosis, repetitive strain injury RSI/osteoarticular diseases related to (RSI/DORT) and diseases related to the spinal column were submitted to individual listening of three musical pieces (Ravel-Music A; Wagner - Music B, and several gathered in Mix mode - Music C). The research was divided in three subgroups that listened to the sequences ABC, BCA, and CAB. The socio-demographic data have been obtained by interview and the intensity of pain has been evaluated by the verbal numeric scale (0-10) before and after the listening of each musical piece. The mental images have been symbolically ranked by analysing the drawings during each listening and their respective verbal reports. The intensity of heavier pain has been observed in a group of fibromyalgia that showed the smallest number of drawings too. The three groups presented a statistic significant decrease of the pain intensity scores at the end of the musical listening (p<0,001) not associated to etiology, if there was the use of drugs or not, the musical preference or musical sequence listened. Lower decrease of pain intensity has been noted only for Mix in the column group. The mental images did not differ in quantity, between Ravel and Wagner, neither symbolically for the major categories observed. Evocative musical potential has been noted concerning the unpleasant sensations between Ravel and Wagner, and not observed for pleasure reactions. The Mix has shown lower results in quantity in relation to Ravel and Wagner, both symbolically and aesthetically, with predominance of descriptive images. The musical form and content related to the production of images and the observed therapeutic effect, therefore, suggests that aesthetic and symbolic structural analyses may contribute to the understanding and use of music by Nursing.