O cuidar no contexto da adversidade: a história oral de idosos em uma comunidade colombiana
The care in the adverse environment: the oral history of elder people in a low income community in Colombia
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader: Gualda, Dulce Maria Rosa
O trabalho abordou o significado de cuidar/cuidado e as expressões de cuidado de pessoas idosas de um bairro pobre de Bogotá, Colômbia. A história oral foi o método de coleta de dados e análise seguiu a proposta de Leininger. Assim, emergiram três temas: ¨Cuidando num ambiente de adversidade¨; ¨A trajetória da luta para cuidar na adversidade¨; ¨ Expressões da luta para cuidar na adversidade¨. O primeiro tema mostrou as dimensões da estrutura social e cultural que influenciam os significados e expressões do cuidar. O segundo, apresentou a forma como foi construído o processo de interpretação e de tomada de decisões para o cuidar. O último tema, apresenta os modos singulares de cuidar deste grupo. A luta diária pelo cuidar foi o elemento singular que perpassou o significado e as expressões de cuidado destas pessoas em condição de exclusão social, constituindo-se em uma capacidade resiliente deste grupo de idosos.
This study deals with the meaning of care/caring and care expressions of elder people in a low income community in Bogotá, Colombia. Oral history was the method for data collection. The data analysis follows Leininger's proposal.