Eventos adversos pós- vacinação contra Influenza em idosos de Minas Gerais
Adverse events after vaccination against Influenza in the elderly in Minas Gerais
Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader: Dalri, Rita de Cássia de Marchi Barcellos
É de grande relevância o conhecimento dos eventos adversos ocorridos após aplicação da vacina contra Influenza em idosos, visando sua identificação e possíveis intervenções preventivas. Considera-se que os idosos são assistidos por equipe de enfermagem que atua em hospitais, Unidades Básicas de Saúde, em domicílios ou em Instituições de Longa Permanência. Eventos adversos ocorridos após aplicação da vacina contra Influenza em idosos institucionalizados foram os motivadores para o desenvolvimento do presente estudo.
Objetivos:
Identificar e analisar a ocorrência de eventos adversos após vacinação contra Influenza em idosos de Minas Gerais, caracterizar os dados sócio demográficos e suas associações; confeccionar material educativo direcionado aos enfermeiros que atuam no cuidado aos idosos.Método:
Pesquisa descritiva-analítica, retrospectiva e quantitativa; a amostra foi composta por 98 idosos de ambos os sexos, que corresponderam a 12,9% da população inicial, identificados por meio das Fichas de Notificação de Eventos Adversos Pós Vacinação, disponibilizados pelo Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós Vacinação de Minas Gerias - BR, entre 2014 e 2016. Os dados foram duplamente digitados e transportados para o programa Ri386 versão 3.4.3 3 IBM SPSS Statics versão 25. Realizou-se estatísticas descritivas, frequência e percentual para as variáveis qualitativas e medidas de tendência central (média e mediana) e dispersão (desvio padrão) para as variáveis numéricas. Para verificar a associação entre os tipos de eventos (não grave, grave e erro de imunização) e as manifestações sistêmicas com as variáveis de caracterização dos idosos e das vacinas, utilizou-se o teste Exato de Fisher e Qui-quadrado; o nível de significância utilizado foi p < 0,05. Após a análise e discussão dos dados procedeu-se a confecção do material educativo.Resultados:
Os eventos adversos não graves representaram 84,7% das notificações obtidas, eventos adversos graves, 5,1% e erros de imunização, 10,2%. Os testes revelaram significância estatística para eventos adversos não graves e a variável sexo (p=0,042) mais entre as mulheres que apresentaram manifestações locais, ou seja, 70,3% e entre os homens que apresentaram manifestações clínicas sistêmicas (p=0,021) - 45,8%, as quais foram caracterizadas por sintomas neurológicos. Erro de imunização se caracterizou por aplicações duplas do mesmo imunobiológico por falta de informação ou esquecimento do cartão de vacinas.Conclusão:
O conhecimento do enfermeiro sobre a temática em estudo é de fundamental importância para um atendimento adequado livre de danos ao idoso para que não incorra em eventos adversos evitáveis. O material educativo se apresenta como ferramenta para orientar o enfermeiro que assiste o idoso seja em uma Instituição de Longa Permanência, seja numa Unidade de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, hospitais ou em domicílio. Espera-se que este estudo desperte interesse para futuras pesquisas relacionadas à compreensão do surgimento dos eventos adversos pós vacinação contra Influenza em idosos, visando a prevenção de tais eventos e suas consequências, assim como estimule a adesão às campanhas vacinais
It is highly important to be aware of the adverse events that occur after the elderly are vaccinated against influenza in order to identify them, therefore making preventive measures possible. It is considerable that the elderly are cared for by nursing teams who work in hospitals, Basic Healthcare Units, residences or in Long Stay Institutions. The adverse events in elderly after they were vaccinated against influenza were the motivators so this study could be developed.