Enfermeiro de reabilitação atuante em catástrofes: consenso por meio do método Delphi
Rehabilitation Nurse acting in catastrophes: a consense through the Delph Metod
Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader: Faro, Ana Cristina Mancussi e
Em janeiro de 2010, um terremoto atingiu o Haiti, causando uma catástrofe de grandes proporções. A instituição hospitalar em que eu atuava prestou ajuda àquele país. Após estar atuando no local, a equipe sentiu a necessidade do atendimento precoce da equipe de reabilitação. A equipe de reabilitação foi enviada e atuou em conjunto com a equipe de urgência e emergência. Essa experiência originou este estudo, para descrever o consenso sobre a atuação de enfermeiros de reabilitação em catástrofes. Neste estudo, objetivou-se conhecer a atuação de enfermeiros de reabilitação em catástrofes, identificar-lhes as atividades, obter consenso entre juízes sobre a atuação do enfermeiro de reabilitação nas catástrofes, descrever as atividades dos enfermeiros de reabilitação, categorizar as atividades consensuais para a atuação do enfermeiro de reabilitação em catástrofes. Trata-se de estudo transversal de abordagem qualiquantitativa e os métodos empregados foram a aplicação de questionário estruturado (primeira fase) e o método Delphi (segunda e terceira fases). O protocolo elaborado foi submetido a trinta e quatro juízes (experts em reabilitação em catástrofes), sendo avaliado quanto à sua clareza e relevância; iniciou-se a primeira etapa em dez aspectos e finalizou-se a terceira e última etapa com sete aspectos, considerado válido por ter obtido ICV 0,75.
As sugestões dos juízes foram:
O atendimento em catástrofe exige conhecimentos e/ou experiência em atendimentos pré-hospitalares, que permite um atendimento de qualidade e eficiência; todo e qualquer profissional que possa vir a atuar em catástrofe deverá conhecer as diretrizes de atendimento; o enfermeiro de reabilitação é um profissional importante para o desenvolvimento do trabalho da equipe de urgência e emergência nos atendimentos de catástrofe, podendo participar conjuntamente da avaliação inicial e desenvolver ações preventivas de incapacidades futuras; o enfermeiro de reabilitação atua nas ações preventivas de incapacidades futuras, mas é importante enfatizar que, na fase de socorro, a prioridade é manter a vítima com vida; o enfermeiro de reabilitação como enfermeiro generalista pode participar da cena e os seus conhecimentos de reabilitação podem ajudar na prevenção de incapacidades, entretanto, as intervenções de reabilitação ficam para um momento posterior e o enfermeiro de reabilitação é importante para educar sobre meios preventivos, todavia, o conhecimento de quem atua em urgência e emergência é voltado para a prevenção de complicações e consequências. Conclui-se, portanto, que se obteve um conjunto de atuações destinado aos enfermeiros de reabilitação que atuam ou atuarão em catástrofes. As práticas propostas contribuirão para uma nova área de atuação para o enfermeiro de reabilitação e um atendimento primordial para as vítimas de catástrofes.
In January 2010, an earthquaque hit Haiti, causing as a major catastrophe. The hospital in which I worked provided help to that country. After acting in that place, he team felt the need for early care of the rehabilitation team. A Rehab team was sent, and it worked along que urgence and emergence one. This experience caused this investigation, to describe the consensus on the performance of rehabilitation nurses in catastrophes. In this study, we aimed to know que performance of of rehabilitation nurses in catastrophes, identifying their activities, to obtain consensus among judges on the performance of the rehabilitation nurse in catastrophes, describe their actions categorizing the consensual activities for the rehabilitation nurse's work in disasters. It is a transversal qualiquantitative survey and we applied a structured questionnaire (first phase) and Delphi Method (second and third phases). The protocol was submitted to thirty four judges (experts in catastrophe rehabilitation), being evaluated for its clarity and relevance. The first phase began with ten aspects and the second and third one, with seven aspects. We considered it as valid, for having obtained ICV 0,75.