Revisão de escopo das publicações sobre transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a pandemia de Covid-19 entre 2020 e 2022
Scope review of the publications on obsessive compulsive disorder (TOC) and pandemic between 2020 and 2022
Publication year: 2022
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Zorzanelli, Rafaela Teixeira
A proposta desta dissertação foi realizar uma revisão de escopo de 96 artigos científicos que analisaram a relação do quadro psicopatológico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) no contexto da pandemia de Covid-19, disponíveis em revistas indexadas. Tais publicações utilizadas neste mapeamento foram retiradas das bases de dados PubMed, PsyInfo e da biblioteca virtual Scielo. Elas são referentes ao período entre 2020 até março de 2022. A busca e filtragem deste material foi orientada pela metodologia da revisão de escopo.
A análise destes artigos indicou a presença de dois objetivos nas pesquisas indicadas:
a discussão da trajetória de evolução dos quadros de TOC e a terapêutica do TOC na pandemia. No capítulo a respeito dos quadros clínicos, a análise dos dados foi organizada a partir dos grupos populacionais estudados pelos autores (adultos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas e crianças e adolescentes). A partir da divisão em grupos populacionais, as publicações foram agrupadas tendo em vista suas metodologias para o exame de seu desenvolvimento e achados. No capítulo sobre a terapêutica do TOC na Covid-19, os achados foram organizados por metodologias para seu exame. Os dados destes estudos mostraram que a maior parte dos autores se dedicaram a analisar o público adulto ou não especificaram objetivamente a idade das pessoas que avaliaram. Os profissionais de saúde foram a população menos contemplada por esta temática dentro das populações sobre as quais os artigos versaram. Os artigos sobre grávidas e puérperas buscaram discutir a influência das condições de vida para a saúde mental e o TOC destas pessoas, o que destoa das outras pesquisas nesta revisão de escopo. O impacto da pandemia, a explicação deste impacto para indivíduos com TOC, a influência das informações midiáticas sobre a Covid-19 e do grupo familiar sobre pessoas com TOC foram questões contempladas pelos autores mencionados neste capítulo. Os artigos sobre a terapêutica do transtorno em questão na Covid-19 discutiram as limitações originárias da crise sanitária para o tratamento do TOC, e exemplificaram ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no tratamento das pessoas em questão. Alguns também buscaram traçar perfil de vulnerabilidade para o TOC na pandemia com a majoritariedade dos resultados apontando para a vulnerabilidade feminina. O tratamento da população composta por crianças e adolescentes com o transtorno foi pouco foi contemplado pelos pesquisadores nesta seção. Os determinantes sociais de saúde relacionadas ao gênero feminino, indicado como mais vulnerável ao TOC nos dois capítulos acima mencionados foram discutidos em uma seção própria. Nesta seção, dados de estudos sobre as condições de vida na pandemia da população feminina no Brasil e na América Latina foram utilizados para ilustrar a vulnerabilidade desta população.
The proposition of this dissertation was to make a scope review of 96 scientific articles that analyzed the relation of the psychopathological board of obssessive compulsive disorder (OCD) in the context of covid-19 pandemics, available in indexed magazines. Such publications utilized in this mapping were taken from the databases PubMed, PsyInfo and from the Scielo virtual library. They refer to the year of 2020 up to March 2022. The research and filtering of this material were oriented by the scope review methodology.