Representações sociais das drogas e de seus usuários para grupos religiosos: contribuições para o cuidado de saúde e enfermagem
Publication year: 2020
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Doutor. Leader: Gomes, Antonio Marcos Tosoli
Para se realizar o estudo das representações sociais das drogas e de seus usuários para grupos religiosos, adotou-se como objetivo: analisar as representações sociais das drogas psicoativas e dos seus usuários para grupos religiosos católicos, evangélicos, espíritas e para religiões de matriz africana no contexto dos templos religiosos.
Objetivos específicos:
descrever os conteúdos e a estrutura representacional dos grupos religiosos acerca das drogas psicoativas e dos seus usuários; discutir as representações sociais acerca das drogas psicoativas e de seus usuários para os diferentes grupos religiosos; discutir a influência dessas representações na inclusão da espiritualidade e da religiosidade nas práticas de cuidar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem de métodos mistos, sob a ótica das representações sociais, realizado entre 2017 e 2020 em templos religiosos católicos, evangélicos históricos, evangélicos pentecostais, evangélicos neopentecostais, umbandistas, candomblecistas e espíritas. Na primeira etapa do estudo, participaram 1.400 sujeitos, sendo 200 de cada religião, sendo 100 para cada termo indutor, que responderam à caracterização, à coleta de evocação livre e à escala de religiosidade para os termos “drogas” e “usuários de álcool e de drogas”. No segundo momento, foram realizados os testes de centralidade: testes mise-em-cause, choix-par-bloc e esquemas cognitivos de base. Nessa etapa, participaram 100 sujeitos de cada grupo religioso, com exceção para os esquemas cognitivos de base - nestes participaram 10 sujeitos de cada grupo social, totalizando 70 sujeitos. Os resultados demonstraram no termo indutor “drogas” que: o núcleo central para os católicos é a dependência; para os evangélicos históricos, é o vício e a dependência; para os evangélicos pentecostais, é a destruição e a dependência; para os evangélicos neopentecostais, é a ajuda; para os umbandistas, é a tristeza e a morte; para os candomblecistas, é a destruição e a doença; para os espíritas, é a doença. No termo indutor “usuário de álcool e de drogas”, foram encontrados os seguintes núcleos centrais para católicos: católico é ajuda, evangélico histórico é ajuda, evangélico pentecostal é vício e dependência, para evangélicos neopentecostais é ajuda, para umbandistas é ajuda, para candomblecistas é cuidado e doença e para espíritas é dependência. Na análise processual, os resultados demonstram as diferentes facetas das drogas e dos usuários de drogas para cada grupo religioso. Ao final do estudo, podemos constatar que enquanto a representação das drogas baseia-se na consequência da utilização, a representação do usuário baseia-se no cuidado. Desse modo, pode-se entender que os indivíduos dos grupos religiosos, no momento em que representam a droga e seus usuários, nos permitem pensar em um cuidado que privilegie as áreas religiosa e espiritual para além da doença.
In order to study the social representations of drugs and their users for religious groups, the objective was to: analyze the social representations of psychoactive drugs and their users for Catholic, Evangelical, African religions and Spiritist in the context of religious temples.