Entre becos e vielas: práticas culinárias de mulheres participantes de um projeto social e moradoras no Complexo Paraisópolis
Between alleys and alleys: culinary practices of women participating in a social project and residents of the Complexo de Paraisópolis

Publication year: 2023
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader: Scagliusi, Fernanda Baeza

Introdução:

A multiplicidade que permeia a alimentação, o comer e o cozinhar podem influenciar as práticas culinárias dos indivíduos modificando e sendo modificada pela trajetória social destes. Assim, é importante entendermos quais são os significados e representações construídos sobre as práticas culinárias de indivíduos ou de grupos sociais específicos.

Objetivos:

Problematizar as práticas culinárias de mulheres moradoras do Complexo Paraisópolis/São Paulo participantes do projeto Fazendeiras, no contexto da pandemia de COVID-19.

Métodos:

De natureza qualitativa, este estudo foi fundamentado em uma pesquisa de campo etnográfica, construída junto à vivência de dez mulheres em um projeto social chamado Fazendeiras, organizado pelo instituto Fazendinhando na favela do Jardim Colombo/Complexo Paraisópolis, São Paulo. Na primeira parte do estudo e com o objetivo de compreender o surgimento do projeto e suas ações, foram feitas entrevistas informais com três integrantes do instituto. Posteriormente, foi realizada a observação participante das aulas do curso de culinária cursado pelas interlocutoras deste estudo e de algumas ações sociais realizadas pelo instituto Fazendinhando, além da construção de um diário de campo durante todo o período da pesquisa, compreendido entre janeiro de 2021 e julho de 2022. Para análise do material, utilizamos a descrição densa e, posteriormente, as etapas de identificação e problematização das ideias; busca pelos sentidos socioculturais atribuídos; diálogo entre as ideias problematizadas, a literatura acerca do assunto e o referencial teórico baseada nos conceitos de interseccionalidade e de habitus.

Resultados:

Observamos a crítica situação de insegurança alimentar e nutricional agravada pela pandemia de COVID-19, e caracterizada a partir de questões de gênero, raça, classe, região de procedência, dentre outras opressões que se interseccionam em nossa sociedade. Com isso, limitadas estratégias alimentares e culinárias precisaram ser colocadas em prática pelas mulheres interlocutoras deste estudo. Além disso, vimos que para elas as práticas culinárias têm múltiplos significados permeados por suas trajetórias sociais e estilos de vida. Os significados versam sobre 1) carinho e cuidado com a família, pois, comida saborosa é uma demonstração de carinho, sendo suas práticas culinárias, principalmente, durante a pandemia uma das únicas formas que elas encontraram de demonstrar cuidado; 2) obrigação/responsabilidade, isso porque elas precisaram cozinhar desde pequenas para alimentar suas famílias e durante a pandemia eram as responsáveis por correr atrás da cesta básica; e 3) sobrevivência, já sendo considerada assim antes da pandemia e se (re)afirmando como durante a mesma, visto a possibilidade de fazer comida para vender.

Conclusão:

Observamos que as práticas culinárias são atravessadas por diferentes perspectivas que expressivamente destacam seu determinismo histórico-estrutural a partir de um modelo de sociedade capitalista, patriarcal e racista. Dessa forma, abordar questões que estruturaram e estruturam essas práticas culinárias baseadas na interseccionalidade de opressões de gênero, raça, classe, região de procedência, dentre outras é fundamental para pensarmos na manutenção das políticas públicas. Além disso, entendemos como urgente a descolonização da saúde pública na produção de conhecimento em alimentação e nutrição.

Introduction:

The multiplicity that permeates food, eating and cooking can influence the culinary practices of individuals, modifying and being modified by their social trajectory. Thus, it is important to understand what are the meanings and representations built on the culinary practices of individuals or specific social groups.

Objectives:

To problematize the culinary practices of women living in the Complexo Paraisópolis/São Paulo participating in the Fazendeiras project, in the context of the COVID-19 pandemic.

Methods:

Qualitative in nature, this study was based on an ethnographic field research, built on the experience of ten women in a social project called Fazendeiras, organized by the Fazendinhando institute in the favela of Jardim Colombo/Complexo Paraisópolis, São Paulo. In the first part of the study, with the aim of understanding the emergence of the project and its actions, informal interviews were conducted with three members of the institute. Subsequently, participant observation was carried out of the cooking course classes attended by the interlocutors of this study and of some social actions carried out by the Fazendinhando institute, in addition to the construction of a field diary throughout the research period, between january 2021 and july 2022. For the analysis of the material, we used the dense description and, later, the stages of identification and problematization of the ideas; search for assigned sociocultural meanings; dialogue between the problematized ideas, the literature on the subject and the theoretical framework based on the concepts of intersectionality and habitus.

Results:

We observed the critical situation of food and nutritional insecurity aggravated by the COVID-19 pandemic, and characterized by issues of gender, race, class, region of origin, among other oppressions that intersect in our society. As a result, limited food and culinary strategies had to be put into practice by the women in this study. In addition, we saw that for them culinary practices have multiple meanings permeated by their social trajectories and lifestyles. The meanings are about 1) affection and care for the family, because tasty food is a demonstration of affection, and their culinary practices, especially during the pandemic, are one of the only ways they found to show care; 2) obligation/responsibility, because they had to cook since they were little to feed their families and during the pandemic they were responsible for running after the basic food basket; and 3) survival, already being considered as such before the pandemic and (re)asserting itself as during it, given the possibility of making food to sell.

Conclusion:

We observed that culinary practices are crossed by different perspectives that expressively highlight their historical-structural determinism from a model of capitalist, patriarchal and racist society. In this way, addressing issues that structured and structure these culinary practices based on the intersectionality of oppression of gender, race, class, region of origin, among others, is fundamental for us to think about the maintenance of public policies. In addition, we understand that the decolonization of public health in the production of knowledge in food and nutrition is urgent.

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