Terapia Floral: uma revisão integrativa da literatura
Floral Therapy: an integrative literature review

Publication year: 2020
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Mestre. Leader: Junqueira, Simone Rennó

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) à população. Dentre elas está a terapia floral, uma das PICS reconhecida pela Organização Mundial da Saúde desde 1956, que visa tratar questões voltadas ao bem-estar emocional e consequentemente, da saúde corpo-mente, indo ao encontro aos preceitos estabelecidos pelo SUS. O presente trabalho realizou uma revisão integrativa da literatura sobre a eficácia da terapia floral. Foram feitas buscas no PubMed/MedLine e selecionados 44 artigos, frutos de estudos experimentais. Tratase de um campo de pesquisa muito novo, com a publicação do primeiro artigo indexado em 1999; maior número de publicações entre 2012 e 2014; predomínio de publicações em revistas cubanas (73%) e, portanto o idioma predominante foi o espanhol.

Os temas de predominância de publicação foram:

climatério e estresse com 5 artigos cada um, seguidos de 3 publicações sobre transtorno de atenção e outros 3 sobre ansiedade; a maioria das pesquisas foram realizadas em hospitais e em instituições de ensino superior. Quanto à somatória do total de participantes das pesquisas de acordo com os temas de maior publicação tem-se: climatério com 417 participantes; ansiedade 195; estresse 149; transtorno de atenção 140; hipertensão arterial 100; câncer 112; cirurgia 73; medo e trauma 67. Predominância de estudos estatisticamente significativos, 27 do tipo "ensaio cli?nico controlado" e 17 "ensaios clínicos não-controlados". Dois ensaios cli?nicos foram realizados em animais, o que evidencia o cuidado diante da metodologia utilizada para comprovar a eficácia do tratamento com essências florais sem que haja o fator sugestionamento do efeito placebo, muitas vezes, questionada em pesquisas com seres humanos.

Quanto à pergunta de pesquisa:

40 dos 44 artigos (90,1%) obtiveram eficácia do tratamento com as essências florais e apenas um trabalho não obteve eficácia no tratamento com terapia floral, os demais obtiveram eficácia parcial. Os dados indicam uma produção preocupada em relatar trabalhos de pesquisa baseada em evidência, seguindo modelos que atendam a padrões de pesquisa internacionalmente aceitos. Embora a maioria das pesquisas tenha apresentado resultados favoráveis, são necessários mais estudos que sirvam como referencial para as PICS e, na medida em que a terapia floral se apresenta como possibilidade de intervenção em saúde tanto no SUS como no setor privado, é importante pensar na formação dos profissionais em terapia floral. Assim, como produto educacional deste estudo foi proposto um projeto pedagógico para um curso de pós-graduação em terapia floral, nos preceitos da interdisciplinaridade e multiprofissionalidade, com vistas a contribuir ao conhecimento e embasamento científico sobre o tema, para fortalecer e divulgar esta prática terapêutica.

More related