Atitudes dos profissionais da atenção primária frente à assistência aos usuários de álcool
Attitudes of primary care professionals towards assistance to alcohol users
Publication year: 2020
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader: Miasso, Adriana Inocenti
O álcool é a substância mais usada por diversos grupos da população e o seu consumo abusivo pode levar a diversas consequências para a saúde física, mental e se estende à família e a problemas sociais o que configura um problema de saúde pública. Estratégias de identificação e intervenção para os problemas relacionados ao uso de álcool têm sido lentamente implementadas nos serviços da atenção primária à saúde, tendo em vista a amplitude e complexidade dos problemas e as barreiras que comprometem a oferta e a boa qualidade do cuidado. Entender o fenômeno do uso de álcool em sua multifatorialidade torna-se uma questão relevante para o manejo das barreiras e a oferta de abordagem apropriada. Entende-se como um componente crucial para proporcionar educação e treinamento a esses profissionais que atuam em cuidados aos usuários de álcool na atenção primária à saúde.
O estudo teve por objetivo:
a) avaliar conhecimentos teórico-práticos, percepções, sentimentos e atitudes de profissionais de saúde da atenção primária, sobre a assistência aos usuários com problemas relacionados ao uso de álcool; b) realizar um treinamento sobre esse tema e c) avaliar os conhecimentos, percepções, sentimentos e atitudes dos profissionais antes e após a aplicação do treinamento aos agentes comunitários da saúde.Método:
trata-se de estudo quase-experimental, que envolve avaliação pré e pós-treinamento, e com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado nas unidades de atenção primária em Pitangueiras, São Paulo, Brasil. Informações sociodemográficas e relacionadas a conhecimentos teórico-práticos sobre os problemas referentes ao uso de álcool na assistência aos usuários de álcool na atenção primária, a escala de Seaman & Manello: Nurse's Attitudes Toward Alcohol and Alcoholism Scale e o Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire foram utilizados. Na primeira etapa do estudo, foram entrevistados 89 profissionais de saúde da atenção primária. Posteriormente, participaram 31 agentes comunitários de saúde, que receberam treinamento sobre os problemas relacionados ao uso de álcool e foram avaliados antes e após o treinamento.Resultados:
esses profissionais eram adultos jovens (33,8 anos), a maioria do sexo feminino, metade era casado, professava a religião católica e 64,5% possuía o ensino médio. Em relação às percepções sobre a assistência e sua importância, os agentes comunitários de saúde apresentaram melhores percepções sobre "como ajudar os usuários de álcool na atenção primária" - no pós-treinamento, no entanto, assinalaram que, mesmo com o treinamento, ainda apresentavam dificuldades em realizar tais cuidados junto a essa clientela. Obtiveram melhores níveis de conhecimento sobre sinais e sintomas do uso, abuso e dependência de álcool, houve mudança também em relação aos conhecimentos, habilidades específicas e necessárias para realizar assistência adequada aos usuários de álcool. Para um grupo de atitudes, foram relacionadas habilidades para ajudar os pacientes usuários de álcool e não foram observadas mudanças após a realização do treinamento.Conclusão:
o treinamento é uma ferramenta que possibilita mudanças das práticas de saúde para a assistência integral ao paciente, que deve ser incorporado nas rotinas das unidades de saúde de forma contínua e permanente
Alcohol is the substance most used by various groups of the population, its abuse can lead to several diverse consequences for physical and mental health and extends to family and social problems which configured a public health problem. Identification and intervention strategies for alcohol-related problems have been slowly implemented in primary health care services, given the breadth and complexity of the problems and the barriers that compromise the provision and good quality of care. Understanding the phenomenon of alcohol use in its multifactorialities becomes a relevant issue for the management of barriers and offering an appropriate approach. It is understood as a crucial component to provide education and training to these professionals who work in the care of drug users. alcohol in primary health care.