Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
Publication year: 2020
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa to obtain the academic title of Mestre. Leader: Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
O estresse vem fazendo parte do cotidiano das pessoas, já sendo considerado um problema de
saúde pública. Vale ressaltar os estressores, devido a traumas vividos como: violência, drogas,
perda da família, depressão e outros. Nesse contexto, foi delimitado como objetivo Geral:
compreender a vivência do estudante da Educação de Jovens e Adultos, no contexto da evasão
escolar, como objetivos Específicos: identificar os fatores estressores e descrever a percepção
desse público, diante dessa evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem
qualitativa com embargo na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty uma vez, que
intenciona desvelar, compreender, e revelar uma situação existencial vivenciada pelo ser
humano. O cenário foi uma Escola Municipal de São Gonçalo – Rio de Janeiro, com foco no
ensino fundamental I e II, em horário noturno, que utiliza a metodologia educacional voltada
para a Educação de Jovens e Adultos. Os participantes foram 25 alunos, considerados maiores
de idade e que desejaram participar de forma voluntária. Como instrumento de coleta de dados,
foi utilizada entrevista semiestruturada, e para análise dos dados, utilizou-se a apropriação dos
conceitos de Amedeo Giorgi, após aprovação do comitê de ética da Universidade Federal
Fluminense em concordância com as resoluções do Conselho Nacional de Saúde de n°
466/2012 e 510/2016.
Como resultados da análise conceitual emergiram três categorias:
O corpo que fala por si; O eu no mundo vivido, diante dos desafios da vida; A escola parceira no mundo das minhas vivências. Entende se que a partir da conscientização destes estressores expostos, há uma contribuição significativa na redução da evasão escolar, a partir de seu enfrentamento. Como produto foi construído um material pedagógico, educativo, lúdico, impresso e de fácil acesso, em que se revelam as vivências destes estudantes em histórias em quadrinhos reais, também chamadas de gibi ou HQs
The stress has been part of people's daily lives and is already considered a public health
problem. It is worth mentioning the stressors, due to experienced trauma such as: violence,
drugs, loss of family, depression and others. In this context, the General objective was
delimited: to understand the student experience of Youth and Adult Education, in the context
of school dropout, as Specific objectives: to identify the stressors and describe the perception
of this public in the face of this school dropout. It is a descriptive research with a qualitative
approach, embargoed on the existential phenomenology of Merleau-Ponty once, which intends
to unveil, understand, and reveal an existential situation experienced by the human being. The
scenario was a Municipal School of São Gonçalo - Rio de Janeiro, focusing on elementary
education I and II, at night, which uses the educational methodology focused on the Education
of Youth and Adults. The participants were 25 students, considered to be of legal age and who
wished to participate voluntarily. As a data collection instrument, semi-structured interviews
were used, and for data analysis, the appropriation of Amedeo Giorgi's concepts was used, after
approval by the University Federal Fluminense ethics committee in accordance with the
resolutions of the National Health Council of n 466/2012 and 510/2016. As a result of the
conceptual analysis, three categories emerged: The body that speaks for itself; The self in the
lived world, facing the challenges of life; We, the school and everyone in the world of
experiences. It is understood that from the awareness of these exposed stressors, there is a
significant contribution in reducing school dropout, from their coping. As a product, printed,
educational, playful and easily accessible material was built, such as a booklet, in which the
experiences of these students are revealed in real comics, also called comics or comic books.
El estrés há sido parte de la vida cotidiana de las personas y ya se considera un problema de
salud pública. Vale la pena mencionar los factores estresantes, debido a traumas
experimentados como: violencia, drogas, pérdida de la familia, depresión y otros. En este
contexto, se delimitó el objetivo general: comprender la experiencia del alumno en la educación
de jóvenes y adultos, en el contexto del abandono escolar, como objetivos específicos:
identificar los factores estresantes y describir la percepción de este público frente a este
abandono escolar. Es una investigación descriptiva con un enfoque cualitativo, embargada una
vez sobre la fenomenología existencial de Merleau-Ponty, que intenta revelar, comprender y
revelar una situación existencial experimentada por el ser humano. El escenario era una escuela
municipal de São Gonçalo - Río de Janeiro, centrada en la educación primaria I y II, por la
noche, que utiliza la metodología educativa centrada en la educación de jóvenes y adultos. Los
participantes eran 25 estudiantes, considerados mayores de edad y que deseaban participar
voluntariamente. Como instrumento de recolección de datos, se utilizaron entrevistas
semiestructuradas, y para el análisis de datos, se usó la apropiación de los conceptos de Amedeo
Giorgi, después de la aprobación del comité de ética de la Universidad Federal Fluminense de
acuerdo con las resoluciones del Consejo Nacional de Salud de n 466/2012 y 510/2016. Como
resultado del análisis conceptual, surgieron tres categorías: el cuerpo que habla por sí mismo;
El yo en el mundo vivido, enfrentando los desafíos de la vida; Nosotros, la escuela y todos en
el mundo de las experiencias. Se entiende que a partir de la conciencia de estos factores
estresantes expuestos, hay una contribución significativa en la reducción del abandono escolar,
de su afrontamiento. Como producto, se construyó material impreso, educativo, lúdico y de
fácil acceso, como un folleto, en el que las experiencias de estos estudiantes se revelan en
cómics reales, también llamados cómics o cómics.