Representações sociais da espiritualidade: um estudo com enfermeiros que assistem pessoas vivendo com HIV
Social representations of spirituality: a study with nurses who assist people living with HIV

Publication year: 2020
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Marques, Sérgio Correa

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as representações sociais da espiritualidade entre enfermeiros que assistem pessoas vivendo com HIV e a sua relação no contexto da saúde e da enfermagem.

Os objetivos específicos são:

identificar os conteúdos representacionais acerca da espiritualidade entre enfermeiros que assistem pessoas vivendo com HIV; descrever os conteúdos e a organização interna das representações sociais da espiritualidade entre os enfermeiros; confirmar os elementos que dão sentido as representações sociais da espiritualidade entre enfermeiros; discutir as implicações das representações sociais da espiritualidade no cuidado de enfermagem prestado as pessoas vivendo com HIV a partir das representações dos enfermeiros. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, orientado pela Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural, realizado num Hospital Universitário do Rio de Janeiro. Na primeira etapa, participaram do estudo 198 enfermeiros com a aplicação da técnica de evocação livre de palavras ao termo indutor espiritualidade. No segundo momento participaram 30 entrevistados respondendo ao mise-en-cause; 30 ao choix-par-bloc ao termo indutor espiritualidade. Partindo da indicação de centralidade pela análise prototípica, a representação da espiritualidade apresenta uma dimensão prática/atitudinal percebida através dos elementos fé, acreditar e paz, uma imagética do sagrado, Deus. Ao realizar a análise de similitude por coocorrências a indicação para a centralidade foi para os cognemas Deus e fé, que fizeram o maior número de conexões com outros elementos. Ao longo da análise estrutural, foram realizados os testes para se investigar e definir a centralidade e o papel dos elementos que constituem a representação. No CPB, observou-se que os elementos se ligam em três dimensões, uma transcendental e normativa com Deus e Jesus, outra dimensão afetiva/valorativa com os cognemas amor e esperança, e uma dimensão prática com os elementos Fé, força e oração, respectivamente. Já no MEC, constatou-se que, os elementos inegociáveis foram fé, acreditar, amor e esperança. Conclui-se que foram elementos mais funcionais, mais práticos como também afetivos, destaca-se a fé como termo central. Evidencia-se que a relação dos sujeitos com o sagrado/divino Deus tem relevância, mesmo que não tenha sido central. Estar próximo a Deus é considerado pelos participantes algo para o desenvolvimento da espiritualidade, e através dele obtém-se amor, força e paz para realizar suas atividades e desenvolver no outro a vontade de seguir. Sendo assim, baseado na teoria das representações sociais e na teoria do cuidado transcultural, retratou acerca do cuidado de enfermagem onde o enfermeiro precisa compreender o meio cultural cujo o indivíduo vive, assim como considerar seu pensamento e sua relação com o sagrado, com sua fé e religião. Contudo, através das demandas trazidas pelos próprios pacientes, o profissional estabelece uma relação de confiança, escuta sensível, acolhimento e valorização das crenças, esclarecendo as dúvidas que surgem durante sua assistência. Por fim, constatou-se que a espiritualidade está relacionada a busca em ter fé e ser motivado em acreditar na vida para ter esperança como forma de apoio para superar as dificuldades do dia-a-dia, como forma de se conquistar bem-estar e qualidade de vida.
The general objective of this study is to analyze the social representations of spirituality among nurses who assist people living with HIV and their relationship in the context of health and nursing.

The specific objectives are:

to identify the representational contents about spirituality among nurses who assist people living with HIV; describe the contents and internal organization of the social representations of spirituality among nurses; confirm the elements that give meaning to the social representations of spirituality among nurses; discuss the implications of the social representations of spirituality in nursing care provided to people living with HIV from the representations of nurses. This is a descriptive study, with a qualitative approach, guided by the Theory of Social Representations in its structural approach, carried out in a University Hospital in Rio de Janeiro. In the first stage, 198 nurses participated in the study with the application of the word-free evocation technique to the term spirituality inducer. In the second moment participated 30 respondents responding to mise-en-cause; 30 to choix-par-Bloc to the term spirituality inducer. Starting from the indication of centrality by the prototypic analysis, the representation of spirituality presents a practical/attitudinal dimension perceived through the elements of faith, belief and peace, an imagery of the sacred God. In carrying out the analysis of similarity by correlations the indication for centrality was for the cognemas God and faith, who made the greatest number of connections with other elements. During the structural analysis, tests were carried out to investigate and define the centrality and role of the elements constituting representation. In the CPB, it was observed that the elements are linked in three dimensions, one transcendental and normative with God and Jesus, another affective/valorative dimension with the cognemas love and hope, and a practical dimension with the Faith elements, strength and prayer, respectively. Already in the MEC, it was found that, the non-negotiable elements were faith, believe, love and hope. It is concluded that they were more functional, more practical as well as affective elements, and that faith is the central term. It is evident that the relationship of the subjects with the sacred/divine God has relevance, even if it has not been central. Being close to God is considered by the participants something for the development of spirituality, and through it is obtained love, strength and peace to carry out their activities and develop in the other the will to follow. Therefore, based on the theory of social representations and the theory of transcultural care, portrayed about nursing care where the nurse needs to understand the cultural environment whose individual lives, as well as considering your thought and your relationship with the sacred, with your faith and religion. However, through the demands brought by the patients themselves, the professional establishes a relationship of trust, sensitive listening, acceptance and appreciation of beliefs, clarifying the doubts that arise during their assistance. Finally, it was found that spirituality is related to the quest to have faith and to be motivated to believe in life to have hope as a form of support to overcome the difficulties of the day-to-day, as a way to achieve well-beingbe and quality of life.

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