A vulnerabilidade de mãe adolescente em consumo problemático de álcool e outras drogas em relação à hospitalização do filho
The vulnerability of the teenage mother on problematic abuse of alcohol and other drugs in relation to her child's hospitalization
Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Santos, Rosângela da Silva
Estudo sobre a vulnerabilidade de mães adolescentes em consumo problemático de álcool e outras drogas em relação à hospitalização do filho.
Objeto de estudo:
a vulnerabilidade da mãe adolescente em consumo problemático de álcool e outras drogas em relação à hospitalização do seu filho.Questões norteadoras:
Que tipo de transição a adolescente que se tornou mãe, em uso de álcool e outras drogas apresenta em relação à hospitalização do seu filho? Quais são os fatores que favorecem a internação dos filhos de adolescentes em consumo problemático de álcool e outras drogas? Que tipo de vulnerabilidade essas mães adolescentes apresentam? Objetivos: Analisar a vulnerabilidade de mães adolescentes em consumo problemático de álcool e outras drogas em relação a internação do seu filho; Descrever a vulnerabilidade da adolescente em consumo problemático de álcool e outras drogas em relação ao filho internado; Identificar o processo de transição dessas mães adolescentes em relação à hospitalização do seu filho; Discutir os fatores que influenciaram na transição de mães adolescentes com filho internado.Método:
narrativa de vida.Cenários de estudo:
duas maternidades.Participantes:
13 adolescentes com filhos internados. Teve-se aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu.As narrativas foram coletadas por entrevista aberta com a questão:
“Fale-me a respeito da sua vida que tenha relação com a internação do seu filho”. Realizou-se análise temática e comparativa das narrativas das entrevistadas, na perspectiva teórica da Vulnerabilidade e da teoria da transição.Emergiu das narrativas a categoria:
a vulnerabilidade das mães adolescentes em consumo problemático de álcool e outras drogas em relação a internação do filho, com três subcategorias: O álcool como porta de entrada para o consumo de outras drogas; o consumo da droga e a internação do filho como situação adversa na vida da mãe adolescente; e o processo de transição das mães adolescentes e sua maternagem modificada.Resultados:
evidenciou adolescentes negras, baixo índice de escolaridade, moradoras da Zona Norte do Rio de Janeiro, renda mensal de até dois salários mínimos, que vivem o contexto violento da localidade que estão inseridas. O álcool é o primeiro consumo.Discussão:
a maternagem é evidenciada nas narrativas ao retratar a hospitalização do filho. As adolescentes apresentam vulnerabilidade individual, social e programática no contexto do uso da droga e na internação do filho. A enfermagem tem amplo espaço de atuação nos cuidados à adolescente no ciclo gravídico puerperal e no cuidado a este bebê internado.Considerações Finais:
o profissional de enfermagem deve estabelecer cuidado individualizado, contínuo e competente, com acolhimento e humanização da assistência contribuindo para que ocorra transição saudável das adolescentes que têm filho internado.
Study about the vulnerability of the teenage mothers on problematic abuse of alcohol and other drugs in relation to their child's hospitalization.