O Sentido de ter reações hansênicas
The sense of having leprosy reactions
Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Pará to obtain the academic title of Mestre. Leader: Sá, Antônia Margareth Moita
Este estudo teve como objetivo compreender o sentido de ter reações hansênicas, sobre a perspectiva daqueles que vivem esse tipo de experiência. Optou-se por utilizar o método fenomenológico de pesquisa, por meio da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. Foram realizadas 25 entrevistas fenomenológicas com pessoas, de ambos os sexos, portadoras de reações hansênicas. A partir do que as pessoas expressaram de suas vivências as falas foram organizadas e agrupadas em três Unidades de Significação. A primeira unidade se refere à alterações físicas impostas pela doença, desgaste emocional e incertezas da vida advindas dos sinais e sintomas, além das modificações na autoimagem, baixa autoestima e preconceito de si e dos outros. A segunda unidade corresponde às vivências sobre o tratamento das reações hansênicas, cuja demora na regressão dos sinais e sintomas determina dúvidas quanto à sua cura. A terceira unidade abrange o significado de conviver com reações hansênicas, a partir de limitações à realização das atividades de vida pessoal, familiar e laboral. Em seguida o estudo das Unidades de Significação nos permitiu descrever a Compreensão Vaga e Mediana e elaborar a hermenêutica das falas, por meio da qual compreendemos que o ser-aí com reações hansênicas vive uma ruptura da totalidade do ser, demonstrada pelo medo, preocupação, insegurança e tristeza. O seu modo de ser cotidiano está imerso no falatório e na curiosidade, modos resultantes do mundo fático que habita. Nesse mundo ele vive os modos de ser da ocupação e da preocupação, que são as estruturas fundamentais do ser-aí enquanto cuidado. Para o ser-com reações hansênicas, o cuidado do outro possui significado positivo quando recebe da equipe de saúde acolhimento e tratamentos adequados. Por sua vez, o sentido do cuidado autêntico, aquele que lança o ser-aí para as suas possibilidades de ser mais próprias, permanece oculto quase sempre e na maioria das vezes. Por fim, as reações hansênicas são limitantes e desestruturam a vida dos que a possuem afetando, desta forma, todos os âmbitos e dinâmica de vida. Além disso, os cuidados de enfermagem ainda se mostram ambíguos, na medida em que, alguns profissionais oferecem tratamento com desvelo e solicitude e outros o faz de forma inautêntica
This study aimed to understand the meaning of having leprosy reactions, on the perspective of those who live this type of experience. It was decided to use the phenomenological method of research, through the hermeneutic phenomenology of Martin Heidegger. Twenty-five phenomenological interviews were carried out with people of both sexes who had leprosy reactions. From what people have expressed from their experiences the lines were organized and grouped into three Units of Significance. The first unit refers to the physical changes imposed by the disease, emotional exhaustion and life uncertainties arising from signs and symptoms, as well as changes in self-image, low self-esteem and prejudice of self and others. The second unit corresponds to the experiences on the treatment of leprosy reactions, whose delay in the regression of signs and symptoms determines doubts about its cure. The third unit covers the meaning of living with leprosy reactions, from limitations to the performance of personal, family and work life activities. Then the study of the Units of Significance allowed us to describe the Vague and Median Understanding and to elaborate the hermeneutics of the speeches, through which we understand that being-there with leprosy reactions lives a rupture of the totality of being, demonstrated by fear, insecurity and sadness. His daily way of being is immersed in talk and curiosity, modes resulting from the factual world he inhabits. In this world he lives the modes of being of occupation and concern, which are the fundamental structures of being-there as care. For the being-with leprosy reactions, the care of the other has positive meaning when it receives the host health team and appropriate treatments. In turn, the sense of authentic care, the one who throws the being-there for its possibilities of being more proper, remains hidden almost always and most of the time. Finally, the leprosy reactions are limiting and destructuring the lives of those who possess it, thus affecting all the scopes and dynamics of life. In addition, nursing care is still ambiguous, as some professionals offer treatment with devotion and solicitude and others do so inauthentic