A utilização de instrumentos para avaliação da liderança nos serviços de saúde e enfermagem
The use of instruments for evaluation of leadership in health services and nursing
Publication year: 2016
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader: Bernardes, Andrea
Acredita-se que, por meio da utilização de instrumentos simplificados e objetivos, será possível responder quais estilos, modelos ou teorias de liderança estão mais presentes na realidade brasileira, bem como sensibilizar os profissionais de saúde e enfermeiros para a adoção de um estilo transformador, participativo e motivador. O objetivo deste estudo foi analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a utilização de instrumentos para a avaliação da liderança, nos serviços de saúde e enfermagem, tomando por base as publicações em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos dez anos. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura que buscou respostas para a seguinte pergunta: "Quais instrumentos são empregados para avaliar a liderança em serviços de saúde e enfermagem?".
A busca foi realizada em quatro bases de dados:
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Public MEDLINE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health, e Excerpta Medica Database-Embase. Para este estudo, foi selecionado um total de 38 artigos publicados em português, inglês e espanhol, entre os anos de 2006 a 2016. Para a extração dos dados, se fez uso de um instrumento validado.A análise de dados foi descritiva e apresentada em quatro categorias:
1) Desenvolvimento da liderança, com 06 estudos primários, 2) Desenvolvimento da liderança a partir da elaboração ou adaptação de ferramentas de avaliação, com 12 estudos primários; 3)Relações entre liderança e impacto na equipe, com 08 estudos primários; 4) Relações entre liderança e saúde, satisfação no trabalho e bem-estar dos profissionais, com 12 estudos primários. Os resultados apresentaram uma variedade de instrumentos de avaliação em liderança. Dentre as várias ferramentas utilizadas para medir liderança, foram encontrados nesta revisão integrativa 19 instrumentos para avaliação da liderança: o Authentic Leadership Questionnaire (ALQ), o Charismatic Leadership Socialized Scale, o Clinical Leadership Survey (CLS), a ferramenta Coaching, a Escala de Atitudes frente a Estilos de Liderança, a Ferramenta 360º, a Global Transformational Leadership Scale, o Grid Gerencial, o Leadership Effectiveness and Adaptability Description (LEAD), o LMX-Leader-member Exchange, o Leadership Practices Inventory (LPI), o Leadership Reward and Punishment Behavior Questionnaire (LRPQ), o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), Multisource feedback tool (MSF), o instrumento de Liderança Quantum, o Servant Leadership Questionnaire (SLQ), Servant Leadership Survey (SLS), Survey of Transformational Leadership (STL), o Transformational Leadership Inventory (TLI). As teorias/modelos/estilos de lideranças que apareceram neste estudo foram: a Liderança Transformacional e Transacional, a Liderança Situacional, a Liderança Servidora, a Liderança Autêntica, a Liderança Quantum ou Liderança quântica, a Liderança Carismática e a Liderança Clínica. Ao serem analisadas as categorias, observou-se que os instrumentos são aplicados com propostas de programas para o desenvolvimento em liderança, e que estes demonstraram influenciar significativamente o comportamento dos líderes. Sobre o impacto da liderança entre a equipe e o ambiente de trabalho, a saúde, a satisfação no trabalho e o bem-estar dos profissionais, se destacaram a liderança transformacional, a liderança servidora e a liderança autêntica. A pesquisa na literatura viabilizou a identificação das principais teorias, estilos e modelos de liderança contemporâneos e a análise de sua utilização na construção de instrumentos de avaliação da liderança
It is believed that through the use of simplified and objective instruments, it wil l be possible to answer which styles, models or theories of leadership are more present in the Brazilian reality, as well as to sensitize health professionals and nurses for adoption of a transformer, participative and motivating style. The aim of this study was to analyze the available evidence in the literature on the use of instruments for the evaluation of leadership in health services and nursing, on the basis of publications in national and international journals in the last ten years.