Migração, trabalho e violência: interfaces com a Saúde
Migration labor and violence: interfaces with healthcare
Migración trabajo y violencia: interfaces con la salud
Publication year: 2023
A cartilha é um material educativo fruto da pesquisa ”Migração, saúde e violências: experiências de trabalhadoras(es) migrantes e refugiadas(os) no Rio de Janeiro”, durante a qual foram escutadas(os) migrantes e refugiadas(os) residentes no Brasil, especificamente no estado do Rio de Janeiro.
Os deslocamentos humanos são uma realidade de dimensões
globais e garantir o acesso e a permanência de migrantes e
refugiadas(os) em postos de trabalho seguros, saudáveis e não
violentos deve ser uma das finalidades de sociedades que prezam
pela justiça social. A migração e o refúgio podem trazer mudanças na forma de organização familiar e a necessidade de buscar emprego, casa, estudo, relações de amizade e redes de apoio.
Ao mesmo tempo em que a migração e o refúgio podem ser experiências que
tragam novos recomeços, os sentimentos de incerteza, insegurança, medo, saudades e preocupação estão presentes no cotidiano de migrantes e refugiadas(os)
e se expressam também na esfera do trabalho. Associado a isso, o mundo do trabalho tem passado por profundas transformações, principalmente nas últimas cinco décadas, que vêm impactando a vida de trabalhadoras(es), como o aumento do desemprego, contratações temporárias, baixos salários e a permanência de trabalho escravizado e forçado. Portanto, é preciso reconhecê-las para enfrentá-las, de modo a garantir um
ambiente de trabalho seguro e saudável para todas(os). (AU)