SUS para todos: humanização na assistência aos imigrantes em hospitais municipais de São Paulo
SUS for all: humanization in the care of immigrants in municipal hospitals in São Paulo

Publication year: 2021

Objetivo:

este artigo tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais de saúde, no que tange à assistência ao imigrante nos hospitais públicos de São Paulo.

Métodos:

o trabalho foi desenvolvido em duas frentes, sendo uma com profissionais, membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), e a outra, com profissionais que exercem atividades assistenciais diretamente aos usuários. Para a coleta de dados, utilizou-se grupo focal e entrevistas semiestruturadas. A leitura dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo.

Resultados:

os participantes identificaram dificuldades no atendimento aos imigrantes, relacionadas a: hábitos e cultura, idioma, crenças, empatia e acolhimento dos profissionais e fluxos. No entanto, as perspectivas com relação aos temas foram divergentes nos grupos pesquisados.

Conclusão:

verificou-se a necessidade de qualificação na assistência aos imigrantes nos hospitais, a partir da implementação de protocolos que contemplem as peculiaridades do processo migratório nos elementos que interferem na assistência à saúde.

More related