Produção do conhecimento sobre burnout em trabalhadores de saúde mental: revisão integrativa
Knowledge production on burnout in mental health workers: an integrative review
Publication year: 2020
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Oliveira, Elias Barbosa de
A presente dissertação de mestrado tem como objeto “A síndrome de burnout em trabalhadores da saúde mental e os fatores de risco e preventivos envolvidos".
Os objetivos do estudo são:
analisar a produção do conhecimento sobre a ocorrência da síndrome de burnout em trabalhadores da saúde mental e os fatores de risco e preventivos envolvidos. Optou-se pela revisão Integrativa tendo como fonte a Biblioteca Virtual em Saúde e os respectivos bancos de dados (LILACS; BDENF e IBECS); Scientific Electronic Library Online, Periódicos da Capes/MEC e Base de dados MEDLINE no período de 2 a 15 de dezembro de 2019. Definiu-se como limites de busca: artigos publicados de 2009 a 2019, em espanhol, inglês e português.Critérios de inclusão:
abordar sobre a prevalência, fatores risco e preventivos correlacionados à Síndrome de Burnout. Foram excluídos teses, dissertações, monografias e estudos de casos.Os descritores utilizados foram:
Esgotamento Psicológico; Pessoal de Saúde; Serviços de Saúde Mental. Os resultados apontaram que todos os estudos são quantitativos e o Maslach Burnout Inventory foi o questionário mais utilizado. Quanto à produção, inicialmente identificou-se 997 estudos, porém ao se aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foi obtido um total de 14 estudos, que após analisados evidenciaram que a prevalência da Síndrome de Burnout em trabalhadores da saúde mental é baixa. Dentre os fatores de risco para a ocorrência da síndrome deve-se considerar os individuais, sociais e organizacionais. Entretanto os constructos organizacionais apresentaram uma associação mais direta com a síndrome, devido a fatores como suporte organizacional, controle, participação nas decisões, apoio social e falta de feedback e de recompensas. Quanto aos aspectos preventivos identificou-se intervenções que ao serem aplicados podem funcionar como protetores a saúde dos trabalhadores e dentre eles: intervenções na organização e no processo de trabalho; atividades educativas sobre a temática, estratégias de Coping, apoio social (gestão e pares) e recompensas/reconhecimento. Tais estratégias ao serem aplicadas trazem benefícios significativos para a qualidade do atendimento e a saúde do trabalhador em função da satisfação e motivação no trabalho. Conclui-se que a revisão integrativa contribuiu para a identificação e síntese de estudos contemporâneos sobre a síndrome de burnout. Tais estudos fundamentarão a análise e discussão de outras pesquisas, vislumbrando a ampliação do conhecimento acerca da temática. Novas pesquisas são necessárias, na medida em que se evidenciou a incipiência de estudos na saúde mental. Sugere-se que estes estudos utilizem outros campos da saúde mental e aprofundem a discussão sobre aspectos psicossociais e organizacionais. Há necessidade de ampliar a discussão sobre as intervenções no ambiente psicossocial do trabalho como estratégia de minimização da exaustão emocional e a síndrome de burnout.
This master's dissertation has as its object "The burnout syndrome in mental health workers and the risk and preventive factors involved".