Ensaio clinico para avaliar a educação nutricional na prevenção do excesso de ganho de peso em gestantes atendidas no Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz – Rio de Janeiro, entre 2020 e 2021
Clinical trial to evaluate nutritional education in the prevention of excess weight gain in pregnant women treated at the Fernandes Figueira Institute - Fiocruz - Rio de Janeiro, between 2020 and 2021
Publication year: 2022
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher to obtain the academic title of Mestre. Leader: Figueiredo, Lizanka Paola
Hábitos nutricionais indadequados durante a gravidez podem levar ao ganho de peso gestacional excessivo, que, por sua vez, pode gerar graves consequências à saúde materno-fetal.
Objetivos:
analisar a influência da edu-cação nutricional, proporcionada por meio da explicação e ênfase de uma cartilha, no controle do ganho de peso excessivo durante o período gestacion-al, em pacientes atendidas no serviço de pré- natal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente - Fernandes Figueira- ( IFF/Fiocruz). Analisar o perfil sociodemográfico, epidemiológico, clínico e nu-tricional destas gestantes. Avaliar o ganho de peso excessivo na gestação se-gundo os critérios do Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM). Méto-dos: trata-se de um ensaio clíinico randomizado não mascarado, no qual 103 gestantes foram randomizadas e alocadas para os grupos controle (52) ou in-tervenção (51). Os critérios de inclusão do estudo eram gestantes de feto úni-co, que possuiam idade gestacional < 20 semanas, IMC > 18,5kg/m² e idade maior do que 18 anos. Os Critérios de exclusão compreendiam mulheres com gestação decorrente de reprodução assistida, hipertensão arterial não con-trolada, diagnóstico prévio de diabetes mellitus, transtorno alimentar, doença psiquiátrica (em tratamento atual com medicação), diagnóstico recente de doença tireoidiana (< 30 dias), cirurgia bariátrica, e histórico de abuso de drogas e/ou álcool. A intervenção compreendia um aconselhamento nutricion-al baseado numa cartilha desenvolvida para o estudo que continha in-formações sobre hábitos nutricionais saudáveis a serem adotados durante a gestação para controlar o ganho de peso excessivo. O grupo controle foi acompanhado segundo o protocolo padrão do ambulató-rio do pré-natal. O desfecho primário do estudo foi o ganho de peso gestacion-al acima do limite conforme os critérios estabelecidos pelo IOM. As análises foram feitas por intenção de tratamento e estratificadas pelos grupos de IMC. O desfecho principal entre os grupos intervenção e controle foi comparado uti-lizando-se um modelo de regressão logística estabelecendo-se assim a razão de chances ( OR=odds ratio) como medida sumária.Resultados:
não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quanto ao ganho ex-cessivo de peso gestacional acima dos critérios do IOM, independentemente das categorias de IMC. Grupo IMC adequado (OR 0,31 [IC 95% 0,07-1,28] p=0,107). Mulheres com sobrepeso (OR 1,05 [IC 95% 0,25-4,42] p=0,946) e mulheres obesas (OR 2,86 [IC 95% 0,30-65,44] p=0,406).Conclusão:
não foi possível estabelecer uma associação entre o controle de ganho de peso gestacional excessivo e o aconselhamento nutricional. No entanto, os efeitos potenciais da intervenção ainda precisam ser avaliados. O aconselhamento nutricional mais precoce realizado através de uma abordagem mais estru-turada pode gerar resultados diferentes. No entanto, esse ensaio clínico foi conduzido durante a pandemia do COVID -19 e essa pode ter contribuído co-mo um fator disruptivo para o controle de ganho de peso gestacional. Estudos futuros são necessários para estabelecer uma possível relação.
Inadequate nutritional habits during pregnancy can lead to excessive gestational weight gain, which, in turn, can have severe consequences for maternal-fetal health.