Evidências de validade de um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos
Validity evidence of a questionnaire to assess informal social support for the elderly
Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio Grande do Norte to obtain the academic title of Doutor. Leader: Lima, Kenio Costa de
O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil e no mundo, evidenciando além de uma transição demográfica, uma transição epidemiológica. Novas demandas para o cuidado integral da pessoa idosa se fazem presentes e, para que seja contemplada, a multidimensionalidade da saúde, seus aspectos sociais também devem ser considerados na avaliação em saúde. Dentre fatores sociais importantes para a avaliação do idoso, merece destaque o Apoio Social, sobretudo o informal. Assim, os objetivos deste trabalho foram construir e validar um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional, do tipo quantitativa. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sendo executado entre os meses de janeiro a dezembro de 2016 no município do Natal-RN e em outras localidades do Brasil por entrevistas presenciais com os idosos e questionário autorrespondido virtualmente com os especialistas.
Os critérios de inclusão foram:
experiência comprovada na área de apoio social (para especialistas) ou ter 60 anos ou mais e ter capacidade cognitiva preservada (para os idosos). Na etapa de Validade de Conteúdo (VC), avaliou-se a relevância dos itens segundo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) geral e por item e montagem de painel com as observações feitas pelos especialistas. Na etapa de Validade do Processo de Respostas (VPR), avaliou-se o entendimento referente aos itens pelo público alvo. Para validade fatorial procedeu-se com Análise Fatorial Exploratória (AFE). Para realização da AFE foi usado o programa estatístico M PLUS Versão 7®. Foi realizado agrupamento de variáveis (tipo R) e extração de fatores com análise de fatores comuns, a partir de rotação oblíqua Geomin. Como critério de exclusão dos itens foi adotado o valor de referência maior ou igual a 0,35 de carga fatorial e maior ou igual a 0,5 de comunalidade por item. Para determinação da quantidade de fatores retidos, foram observados os critérios de valores próprios >1, variância explicada acumulada mínima de 60% e análise paralela de Horn. Na etapa de VC com especialistas, obteve-se um total de 40 entrevistados, 90% eram Doutores, 7,5% Mestres e 2,5% Especialistas. O IVC geral foi de 0,88 e apenas um item teve IVC considerado pobre. Após avaliação do painel, dois itens foram incluídos e os demais aprimorados. Na etapa de VPR com os idosos, obteve-se um total de 41 entrevistados. Após análise do painel de observações feitas pelos idosos, as questões passaram por modificações para seu aperfeiçoamento. 259 idosos, das cinco regiões do Brasil responderam ao questionário. Após AFE, 4 itens foram excluídos devido a pobreza de suas cargas fatoriais e 4 fatores foram identificados: “composição e extensão da rede social”, “ apoio instrumental e disponibilidade”, “reciprocidade e longitudinalidade” e “apoio emocional e participação social”. O questionário demonstrou uma boa relevância dos itens propostos e as observações feitas pelos entrevistados permitiram uma aproximação da linguagem utilizada no instrumento, à linguagem usada pelos idosos. O instrumento com 20 itens e 4 fatores retidos, apresentou boas propriedades psicométricas, tais como: cargas fatoriais aceitáveis e comunalidades excelentes. Sugere-se 42 como pontuação geral de corte ótima (AU).
Population aging is a reality in Brazil and in the world, evidencing, besides a demographic transition, an epidemiological transition. New demands for the integral care of the elderly are present and to be considered, the multidimensionality of health, its social aspects should also be considered in health assessment. Among important social factors for the assessment of the elderly, Social Support, especially the informal one, deserves special mention. Thus, the objectives of this study were to construct and validate a questionnaire to evaluate informal social support for the elderly. It is a descriptive, observational and quantitative research. The project was approved by the research ethics committee of the Onofre Lopes University Hospital, and was performed between January and December 2016 in the city of Natal-RN and other locations in Brazil through face-to-face interviews with the elderly and a questionnaire virtually answered by the specialists.