Síndrome do intestino curto: desafios e estratégias para um cuidado continuado
Short bowel syndrome: challenges and strategies for ongoing care
Publication year: 2021
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher to obtain the academic title of Mestre. Leader: Binsfeld, Luciane
A síndrome pediátrica do intestino curto (SIC) é uma condição que ocorre em neonatos e crianças cujo cuidado demanda acesso a centros especializados. A SIC constitui-se um desafio para os profissionais de saúde, pois para que a criança alcance a autonomia enteral, deve ter seu cuidado planejado e realizado por uma equipe experiente e especializada. Esta pesquisa teve como objetivo descrever os principais desafios e estratégias para organização dos serviços especializados visando o cuidado integrado e continuado à criança com SIC.
Foram utilizadas as seguintes técnicas metodológicas:
a) revisão integrativa de literatura; (b) análise da casuística das crianças com SIC atendidas e internadas no Instituto Fernandes Figueira (IFF) nos últimos 6 anos; e (c) grupo nominal. Na revisão integrativa foram selecionadas 8 revisões sistemáticas que continham as práticas e intervenções clínicas que se desejava examinar e 11 estudos foram recuperados manualmente para complementar a análise dos pontos críticos do cuidado à criança com SIC. Na análise da casuística do IFF foram encontrados 23 pacientes que preencheram os critérios de elegibilidade, sendo a maioria destes nascidos no IFF (74%), cuja patologia de base predominante foi a gastrosquise (86,9%), com idade gestacional (IG) entre 34 e 36 semanas (47,8%). O tempo médio de internação hospitalar foi de 179 dias, com 2 reinternações em média, devendo-se considerar que a maior parte dos pacientes (n= 14, 60,8%) não reinternaram. As crianças com SIC/Falência Intestinal (FI) ocuparam na maior parte do tempo (70%) leitos da enfermaria de cirurgia pediátrica, sob os cuidados da equipe cirúrgica. A casuística apresenta 13 crianças (56,5%) que permaneceram internadas com nutrição parenteral (NP) por um período superior a 90 dias e que seriam elegíveis para a nutrição parenteral domiciliar (NPD). A média de utilização de cateteres por paciente ficou em torno de 6,5 e o tempo médio de permanência dos cateteres foi de 116,82 dias. Na análise da infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter (ICSRC), o número de episódios de infecção foi prejudicado pela ausência de dados anteriores ao ano de 2016 no Epimed. Contudo, foi observado uma maior percentagem de pacientes (21,7%) que apresentaram o primeiro episódio de infecção antes de completarem um mês de vida. Somente 1 paciente foi submetido à Serial transverse enteroplasty (STEP), tendo como desfecho o óbito. Já o transplante intestinal não foi realizado em pacientes. Dentre os 15 pacientes que tiveram alta hospitalar, apenas 4 foram atendidos pela gastroenterologia pediátrica (27%), enquanto um maior número pela cirurgia pediátrica (87%) a nível ambulatorial. O grupo nominal (GN) foi composto por 5 especialistas do IFF e 2 especialistas externos que atuam em programas de reabilitação intestinal (PRI). Todos os especialistas reforçaram por meio dos dados obtidos nas estratégias anteriores, que as crianças de SIC/FI se beneficiam de um PRI estruturado no hospital de referência (serviço de internação e cuidado ambulatorial especializado), o qual também deve estar organizado para o cuidado de longo prazo que estas crianças demandam. Como contribuição para o SUS e no intuito de fortalecer a criação de uma linha de cuidado à criança com SIC/FI em outras unidades de referência, foram referidos os principais aspectos que devem ser pensados nas instâncias de saúde do país.
Pediatric short bowel syndrome (SBS) is a condition that occurs in neonates and children whose care requires access to specialized centers. SIC is a challenge for health professionals, because for the child to achieve enteral autonomy, his care must be planned and carried out by an experienced and specialized team. This research aimed to describe the main challenges and strategies for the organization of specialized services aimed at integrated and continuous care for children with SBS.