Agrotóxicos e desfechos desfavoráveis na gestação e nascimento em Pernambuco
Pesticides and unfavorable pregnancy and birth outcomes in Pernambuco

Publication year: 2022
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Aggeu Magalhães to obtain the academic title of Especialista. Leader: Gurgel, Aline do Monte

Objetivo:

analisar a correlação entre desfechos desfavoráveis da gestação e do nascimento e a exposição aos agrotóxicos, comparando municípios produtores e não produtores de cana-de- açúcar em Pernambuco.

Método:

estudo ecológico de desenho misto com abordagem quantitativa e analítica, dos casos de baixo peso ao nascer, prematuridade, malformações congênitas, abortos espontâneos, óbitos infantis e óbitos por malformações congênitas. Foi realizada uma análise de série histórica do período de 1999 a 2018, comparando na proporção 2:1 os cinco maiores produtores de cana-de-açúcar do estado de Pernambuco – considerados expostos – e municípios não produtores de cana ou outros grandes monocultivos – considerados como não expostos – aos agrotóxicos. Foram consultadas as bases de dados oficiais e públicas dos sistemas de informação e geolocalização para coleta dos dados, e realizada análise estatística mediante o teste não paramétrico de Mann-Whitney e o software Joinpoint.

Resultados:

A comparação entre as amostras não evidenciou diferença estatística significante para os desfechos nos municípios expostos e não expostos aos agrotóxicos.

Conclusão:

Os resultados revelam a dificuldade de identificar a relação entre danos à saúde e os modos de produção vinculados ao agronegócio. Igualmente, apontam a necessidade da realização de mais estudos, bem como a importância de fortalecer os sistemas de informação em saúde.

More related