Características epidemiológicas da tuberculose na população privada de liberdade de Pernambuco entre os anos de 2011 a 2016
Epidemiological characteristics of tuberculosis in the Pernambuco population of freedom between the years 2011 to 2016

Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Aggeu Magalhães to obtain the academic title of Especialista. Leader: Quinino, Louisiana Regadas de Macedo

Objetivo:

Descrever as características epidemiológicas dos casos de tuberculose na população privada de liberdade (PPL) de Pernambuco, entre 2011 a 2016.

Métodos:

Estudo epidemiológico, descritivo, de coleta retrospectiva, de corte transversal, dos casos de tuberculose na PPL em Pernambuco no período de 2011 a 2016.

Resultados:

Foram notificados e confirmados 4.138 casos de tuberculose dentro da PPL em Pernambuco. Predominância em jovens de sexo masculino, de idades entre 10 a 29 anos. O ensino fundamental incompleto foi a ocorrência mais elevada. A cor parda foi a mais prevalente. O aspecto pulmonar esteve quase na totalidade dos casos, seguida da extrapulmonar e pulmonar + extrapulmonar. Os casos novos obtiveram maior quantidade de notificações seguido dos casos de recidiva. No encerramento, a maioria foi de cura, seguido de transferência e abandono.

Conclusão:

A partir das análises realizadas, foi possível verificar que o adoecimento é determinado pelo contexto no qual o indivíduo está inserido.

More related