Caracterização da evolução temporal dos casos novos de Hanseníase no município de Petrolina- PE, 2005 a 2014
Characterization of the temporary evolution of the new cases of hanseníase in the municipality of Petrolina- PE, 2005 to 2014

Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Aggeu Magalhães to obtain the academic title of Especialista. Leader: Quinino, Louisiana Regadas de Macedo

Objetivo:

Caracterizar a evolução temporal dos casos novos de hanseníase, segundo os indicadores epidemiológicos e operacionais no município de Petrolina/PE, no período de 2005 a 2014.

Métodos:

Estudo de série temporal, descritivo de corte transversal. Foram analisados os casos novos residentes de Petrolina/PE, com dados secundários oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para caracterização selecionaram as variáveis sociodemográficas, clínicas, três indicadores epidemiológicos e dois operacionais da hanseníase. Calculado as frequências absolutas, relativas e a taxa de variação.

Resultados:

Foram notificados 2.219 casos novos, destes predominaram: sexo feminino, faixa etária de 15 anos a mais, raça/cor parda, escolaridade ensino fundamental incompleto, classificação operacional paucibacilar e forma clínica dimorfa. Nos três indicadores epidemiológicos as taxas de variação aumentaram. Nos indicadores operacionais a taxa de variação da proporção de contatos aumentou e na proporção de grau de incapacidade física avaliados no diagnóstico reduziu.

Conclusão:

Os indicadores demonstraram a hiperendemicidade da hanseníase, o déficit na qualidade do atendimento nos serviços de saúde e na vigilância dos contatos em Petrolina/PE.

More related