Análise dos casos de tétano acidental em Pernambuco no período de 2007 a 2015
Analyses of accidental tetanus cases in Pernambuco from 2007 to 2015

Publication year: 2016
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Aggeu Magalhães to obtain the academic title of Especialista. Leader: Andrade, Maria Sandra

Introdução:

O tétano acidental possui distribuição mundial e alta letalidade. O objetivo deste estudo foi caracterizar os casos de tétano confirmados em Pernambuco e identificar fatores associados ao óbito destes pacientes.

Métodos:

Estudo transversal, analítico, de dados secundários, com grupos internos de comparação. Para análise dos dados foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson e estimada a Odds Ratio com seus respectivos intervalos de confiança ao nível de 95 por cento. Na análise multivariada foi aplicada a regressão logística múltipla.

Resultados:

A incidência de tétano variou entre 0,65 e 2,79 casos por 1.000.000 habitantes. Maior acometimento de adultos, masculino e residente na zona urbana. Apenas 13,8 por cento tinham recebido a vacina e 23,4 por cento a receberam como profilaxia. A média da letalidade foi de 20,4 por cento. Na análise multivariada, foi associado a maior letalidade: ser do sexo feminino (p=0,051); não ter feito nenhuma profilaxia (p=0,096); e ter rigidez de nuca como sintoma (p=0,029).

Conclusão:

Existe a necessidade de maiores investimentos para a prevenção da doença, tanto na cobertura vacinal quanto na aplicação da profilaxia. Apesar da garantia de hospitalização com cuidados adequados, houve aumento da letalidade do tétano, o que sugere que estudos mais específicos devem ser desenvolvidos para investigar o que pode estar influenciando esta mudança. Atenção especial deve ser oferecida aos casos do sexo feminino e aos que apresentem rigidez de nuca como sintoma, pois estes grupos apresentam uma maior chance de evoluir para o óbito (AU).

More related