Efeito do cigarro eletrônico na saliva e no epitélio da mucosa bucal
Effect of electronic cigarettes on saliva and oral mucosal epithelium
Publication year: 2024
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista. Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos to obtain the academic title of Doutor. Leader: Almeida, Janete Dias
A utilização indiscriminada de cigarros eletrônicos (e-cigs) já representa um problema de saúde pública mundial e pouco se sabe quanto aos efeitos de seu uso sobre a saúde bucal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso do e-cig na saliva e na mucosa bucal de seus usuários.
Foram formados dois grupos:
Grupo Cigarro Eletrônico (GE) - 25 usuários regulares e exclusivos de e-cig; Grupo controle (GC) - 25 indivíduos não-fumantes, pareados em sexo e idade ao GE. A saliva não estimulada foi coletada para avaliar o metaboloma e o biofilme microcosmos. Em seguida, esfregaços foram coletados da borda lateral esquerda da língua para a avaliação dos genes IL1B, CXCL8, TNF, KRT1, KRT13, KRT19, TP16, TP21 e TP53, por meio de RT-qPCR. Os dados receberam tratamento estatístico de acordo com teste de Mann-Whitney. A análise discriminante por mínimos quadrados parciais (PLSDA), Heatmap e a análise biomarcadores foram realizados para o metaboloma. Um total de 101 metabólitos foram considerados na análise do metaboloma salivar. O perfil salivar do GE diferiu do GC, evidenciando 10 metabólitos distintos: isoleucina, ácido 2-hidroxiglutárico, ácido 3-fenilláctico, ácido linoleico, ácido 3- hidroxibutirico, 1,6 – anidroglucose, ácido glucurônico, valina, ácido esteárico, ácido elaídico. A análise do biofilme microcosmos do GE revelou uma atividade metabólica média aumentada em comparação ao GC. No entanto, nenhuma diferença foi observada entre os grupos quanto à biomassa e à quantificação dos carboidratos salivares. Além disso, o GE apresentou um aumento significativo na contagem total de microrganismos, incluindo Streptococcus mutans e leveduras do gênero Candida. Em contraste, houve uma redução na contagem de Lactobacillus spp. Por fim, no GE, todos os genes encontravam-se regulados negativamente, com exceção do TP53. Frente aos resultados obtidos, conclui-se que o uso de e-cig impacta diretamente o perfil do metaboloma salivar, promove a disbiose da microbiota bucal, favorecendo o aumento de microrganismos cariogênicos e leveduras. Além disso, causa regulação negativa da expressão de genes relacionados a processos de inflamação e queratinização, e positiva do gene de reparo TP53 (AU)
The indiscriminate use of electronic cigarettes (e-cigs) has already become a global public health concern, with limited knowledge about their impact on oral health. This study aimed to evaluate the effects of e-cig use on the saliva and oral mucosa of its users.