Vigilância da criança de risco no Recife: essa ainda é uma estratégia factível para a redução importante da mortalidade infantil?
Surveillance of Children at Risk in Recife: Is it still a feasible strategy for reducing infant mortality?

Publication year: 2011
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Aggeu Magalhães to obtain the academic title of Especialista. Leader: Oliveira, Conceição Maria de

Objetivos:

analisar a estratégia da Vigilância da Criança de Risco (VCR) a partir dos óbitos de menores de um ano, filhos de mães residentes no município de Recife, no período de 2006 a 2009.

Métodos:

foi realizado um estudo epidemiológico descritivo do tipo transversal, utilizando-se dados secundários provenientes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Foram incluídos na pesquisa apenas os nascimentos que apresentavam um dos quatro critérios de risco de morte no primeiro ano de vida, realizando-se o linkage entre esses nascimentos com risco e os óbitos infantis.

Resultados:

ocorreram 791 óbitos de menores de um ano que possuíam critérios de risco no período de estudo, dos quais 10,7 por cento receberam alta hospitalar do estabelecimento de nascimento. Apesar do bom percentual de crianças com risco cadastradas na VCR (96,4 por cento), a proporção de crianças acompanhadas sistematicamente foi bastante reduzida (24,7 por cento).

Conclusões:

A maioria dos óbitos infantis com critérios de risco não recebe alta hospitalar do estabelecimento de nascimento e o acompanhamento pela VCR não está sendo eficaz, fazendo-se necessário maior compromisso das equipes de saúde para que a vigilância das crianças ocorra de maneira sistemática, além da ampliação dos cuidados ao recém-nascido, através de consultas de pré-natal de qualidade (AU).

More related