Publication year: 2024
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Mestre. Leader: Saraiva, Luciana
Objetivo:
Esta revisão sistemática (RS) visou avaliar as evidências atuais sobre a eficácia das técnicas de desbridamento cirúrgico e não cirúrgico no tratamento de lesões de peri-implantite com o uso adjunto de antibióticos sistêmicos. Materiais e Métodos:
Foram pesquisados 3 bancos de dados eletrônicos (MEDLINE, Pubmed e Cochrane), juntamente com pesquisas manuais, para encontrar artigos relevantes. Ensaios clínicos randomizados (ECRs) comparando grupo teste (antibióticos sistêmicos) e controle (sem antibióticos) no tratamento da peri-implantite (PI) com acompanhamento mínimo de 6 meses foram incluídos, os desfechos avaliados foram sangramento à sondagem (SS), profundidade de sondagem (PS) ou supuração (SuP) e nível ósseo radiográfico (NOR), publicações de 1991 até setembro de 2021 foram incluídas. Resultados:
Os principais resultados desta revisão sistemática demonstraram que o desbridamento cirúrgico e não cirúrgico com ou sem tratamento adjuvante de Antibióticos sistêmico proporcionaram magnitude semelhante de redução na inflamação clínica ao redor de implantes com PI. A meta-análise aponta que após 6 meses de acompanhamento os estudos não apresentaram diferença significativa entre os grupos teste e controle para a redução da PS, SS. Após 1 ano de acompanhamento desses estudos não houve diferença significativa no NOR dos implantes e no SS, em contrapartida foi encontrado diferença significativa favorável a intervenção com antibiótico sistêmico para a redução de PS. O risco de viés em todos os trabalhos foi considerado com algumas preocupações. Considerações:
Os dados apresentados neste estudo sugerem que não há um benefício considerável que justifique a uso de antibióticos sistêmicos como parte de um protocolo de tratamento para a PI tanto para o desbridamento cirúrgico como o não cirúrgico, mas avaliando as características individuais de cada paciente e as características dos implantes a serem tratados seu uso pode ser considerado.