Avaliação de índices para a escolha do ponto de corte "ótimo" em testes de diagnóstico
Assessment of indices for selecting the "optimal" cutoff point in diagnostic tests
Publication year: 2024
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader: Alencar, Gizelton Pereira
A curva ROC é bastante utilizada na área biológica para mensurar o poder discriminativo de um marcador. Porém somente saber o poder discriminatório não é suficiente na tomada de decisão do diagnóstico. Por este motivo, dicotomizamos o marcador através de um ponto de corte. Há diversos critérios para a escolha do ponto de corte na literatura.
Objetivo:
Propor e avaliar o desempenho de dois novos critérios (Ji1 e Ji2) para a escolha para ponto de corte.Métodos:
A avaliação dos critérios ocorreu através de estudos de simulação para os desenho: transversal e longitudinal. No estudo de simulação do desenho transversal, realizou-se 1.000 replicações para 3 cenários diferentes, variando o tamanho amostral e o poder discriminativo do biomarcador. Já no estudo de simulação do desenho longitudinal foi realizada 1.000 replicações para diferentes cenários variando o tamanho amostral, a fração da doença, o nível de censura e o poder discriminativo do biomarcador.Resultados:
Foi observado que o critério de Youden possui a maior variabilidade do erro quadrático médio em relação aos demais critérios estudados, quando utilizado o mesmo tamanho amostral. Os critério da mínima distância para o ponto (0,1) e os propostos (Ji1 e Ji2) apresentaram variabilidades de erro pequenas em relação aos demais.Conclusões:
Os achados deste trabalho indicam que os critério da mínima distância para o ponto (0,1), Ji1 e Ji2 tem bons resultados na simulação (menores variabilidades). Porém advoga-se a utilização do critério Ji2, por apresentar melhores resultados na maioria dos cenários estudados.
The ROC curve is widely used in the biological field to measure the discriminative power of a marker. However, merely knowing the discriminative power is not enough in making a diagnostic decision. For this reason, we dichotomize the marker through a cutoff point. There are several criteria for choosing the cutoff point.