Diagnóstico da cisticercose bovina em matadouros: novas técnicas de exame de esôfago e diafragma

Publication year: 1984
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Foram descritas e discutidas várias técnicas de inspeçäo "post-mortem" usadas para a detecçäo da cisticercose bovina em matadouros. Com um procedimento padronizado de inspeçäo, objetivando a detecçäo do Cysticercus bovis no exame "post-mortem" de bovinos, no qual novas técnicas de exame do diafragma e esôfago foram introduzidas, o autor estudou, durante o biênio 1979-1980, 414.783 animais oriundos de regiöes de criaçäo do Brasil Central Pecuário, abatidos no Frigorífico Anglo-Barretos, Estado de Säo Paulo. Destes animais, 10.467 (2,52%) estavam infectados com cisticercose, sendo 9.996 (95,50%) monocisticercósicos e 471 (4,50%) pluricisticercósicos.

Detalhes da distribuiçäo dos cisticercos vivos e degenerados säo apresentados e discutidos e a seguinte ordem decrescente de importância dos locais de predileçäo foi encontrada:

coraçäo, músculos mastigatórios, diafragma, esôfago, língua e fígado. As técnicas preconizadas, no biênio estudado, aumentaram a eficiência da detecçäo de bovinos monocisticercósicos, no exame "post-mortem", em 3,12%; entretanto, quando considerada a maior prevalênccia bimestral elas revelaram 4,87% desses casos.

As maiores prevalências bimestrais de bovinos monocisticercósicos ocorreram nos dois últimos bimestrais do período estudado:

2,98% (Set-Out) e 4,03% (Nov-Dez)

More related