Aborto como questäo de saúde pública: estudo da demanda de mulheres que recorreram ao hospital por complicaçöes de aborto

Publication year: 1984
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Em Saúde Pública, näo tem sido dada a devida ênfase ao estudo da interrupçäo provocada da gravidez, o aborto. O presente estudo se propôs a identificar determinadas características de natureza biológica, demográfica, social e institucional, em 2588 mulheres que tiveram sua gestaçäo terminada em aborto, e que recorreram a um Hospital de zona urbana da Grande Säo Paulo, com complicaçöes do aborto, de jan.78 a dez.82.

Os resultados revelaram:

um aumento no atendimento de abortos, 1:3,6 aborto/parto, em 1978 para 1:1,8 em 1982; correlaçäo entre idade, com estado marital, cor, ocupaçäo e resultados gestacionais; < 20 anos (16,4%) eram näo estáveis maritalmente (74,3%) e näo brancas (52,6%); >= 20 anos a distribuiçäo foi mais uniforme; 60% possuiam ocupaçöes assalariadas-näo especializada e a maioria näo estáveis maritalmente; mulheres com 1 gestaçäo anterior (G.A) mais de 50% das < 20 anos, tiveram como resultado 1 aborto, nas >= 20 anos foi 30; 72,4% das < 20 anos, com pelo menos 1 aborto anterior, eram näo estáveis maritalmente, enquanto nas >= 20 anos, foi de 41,9%; houve correlaçäo significativa entre idade da menarca (IM), idade na primeira relaçäo sexual (IRS) e idade na primeira gravidez (IG) (primigestas); nas < 20 anos o tempo médio entre a IRS e IM foi 2,8 anos e entre a IG com IRS foi de 1,3 anos; a maior procura do serviço foi de quinta feira a sábado, no período de 18 a 23 horas. Considerando-se o progressivo aumento no número de atendimentos por complicaçöes do aborto, a elevada proporçäo de complicaçöes e abortos anteriores, especialmente em adolescentes, recomenda-se maior atençäo na Saúde da Mulher, para que possa atuar com maior eficiência e eficácia, na questäo do aborto.

More related