Vias potenciais de contaminaçäo cruzada no consultório odontológico e meios propostos para seu controle

Publication year: 1984
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O problema da contaminaçäo cruzada em consultórios odontológicos apresentado enfatizando as vias potenciais de contaminaçäo. A primeira parte resume trabalhos que relacionam a prática odontológica e moléstias transmissíveis, como a hepatite B, considerando tanto o pessoal odontológico como os pacientes.

As vias potenciais de transmissäo de moléstias infecciosas no consultório odontológico e seu controle foram classificadas e apresentadas na seguinte ordem:

-Vias ligadas ao ambiente (ar e superfícies, incluindo partículas atomizadas e gotículas); -Vias ligadas aos equipamentos odontológicos; -Vias ligadas ao pessoal profissional; -Vias ligadas ao intrumental (incluindo esterilizaçäo e desinfecçäo). O autor visitou 182 dentistas em sete serviços de saúde pública onde observou aspectos relativos aos equipamentos, instrumentos, e rotina de esterilizaçäo e desinfecçäo. A principal conclusäo refere-se à desinformaçäo sobre o assunto. Esta publicaçäo pretende contribuir para informar sobre o problema e pode ser usada como guia para estudo e proposiçäo de normas mínimas de higiene a serem adotadas para diminuir o risco de infecçöes cruzadas nos consultórios odontológicos, especialmente os instalados em serviços de saúde pública

More related