Cáncer de reto: estudo caso - controle no Município de Säo Paulo

Publication year: 1985
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Trata-se de um estudo caso-controle de câncer de reto como parte do "Estudo Epidemiológico de Câncer de Esôfago e de Reto no Município de Säo Paulo". O estudo compreendeu 92 casos de câncer de reto e 200 controles categorizados em 3 sub-conjuntos (amostra pareada, global e estratificada).

Foram objeto de análise as variáveis:

local de nascimento do indivíduo e de seus pais, zona de nascimento (rural/urbana), consumo de alimentos (carnes, ovos, verduras, temperos), características do hábito intestinal, tabagismo e consumo de bebidas (cerveja, vinho e pinga). As estimativas dos Riscos Relativos (RR) por ponto e respectivos testes de significância foram calculados para cada tipo de amostra. Utilizou-se análise multivariada, através do procedimento de máxima verossimilhança condicional para a amostra estratificada e os procedimentos clássicos para as amostras pareada e global. A análise estatística dos resultados evidenciou associaçäo positiva apenas entre o consumo de queijo e câncer de reto (RR=1,41 --------4,30). Näo esta afastada a possibilidade de que a significância encontrada seja devido a um artefato estatistíco, dada a multiplicidade de testes efetuados. A possível associaçäo entre o consumo queijo e cancêr de reto, portanto, deve ser enterpretada com reserva.

More related