Publication year: 1985
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este trabalho relata o desenvolvimento de uma investigaçäo sobre o ensino da sexualidade humana dentro da Escola de Enfermagen da Universidade de Säo Paulo, realizada de 1984 a 1985.
Teve como objetivos:
levar os docentes da referida Escola a tomarem consciência crítica da sua realidade no que tange à sexualidade humana por meio da emergência e superaçäo das contradiçöes; promover e propor açöes no sentido de superar os problemas levantados, assumindo-se como sujeito de sua própria educaçäo, num processo dinâmico e participativo. A metodologia adotada foi a de pesquisa participante e o referencial teórico utilizado foi o materialismo-histórico-estrutural-dialético. A populaçäo escolhida foi constituída por 8 docentes enfermeiras, congregadas em grupo a partir da expressäo do desejo pessoal da pesquisada em particular desse estudo. Os dados foram coletados através de duas fontes principais:
o discurso contido nas entrevistas individuais centradas no pesquisado e o discurso contido nos registros dos debates grupais. O trabalho mostrou que o ensino da sexualidade humana na Escola é inexistente dentro da estrutura curricular atual; ao mesmo tempo, revelou a ausência da preocupaçäo em ministrar o ensino por parte da Instituiçäo; ainda, a incapacidade das docentes de assumirem de fato a responsabilidade no ensino, traduzidas na formaçäo deficiente do aluno em relaçäo à sexualidade humana. O desenvolvimento do trabalho grupal trouxe à tona as multi-dimensöes da sexualidade humana; permitiu a crítica da realidade de ensino vivenciado pelas docentes e a emergência das contradiçöes, principalmente as teórico-práticas e a superaçäo de algumas delas. Sobretudo, revelou a ansiedade e a vontade das docentes em querer ultrapassar as incapacidades e habilitarem-se a desenvolver, no sentido de melhor domínio da temática que proporcione um ensino de enfermagem mais crítico, mais consciente e mais verdadeiro