Epidemiologia das meningites bacterianas por Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e enterobactérias no Município de Säo Paulo, 1960-77; 2 volumes

Publication year: 1988
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As meningites bacterianas constituem um sério problema de Saúde Pública em todo mundo, por sua incidência, sua letalidade e pela freqüência das sequelas que os sobreviventes apresentam. Os agentes etiológicos Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae säo responsáveis por cerca de 60 a 80% dos casos. O presente estudo tem como objetivo conhecer o comportamento epidemiológico das meningites por H. influenzae, S. pneumoniae e por bacilos Gram-negativo, especialmente as enterobactérias, no Município de Säo Paulo no período 1960-77. O levantamento foi realizado por uma equipe formada por professores do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Säo Paulo, por médicos sanitaristas e por acadêmicos de medicina.

More related