Contribuiçäo ao estudo de conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre adolescentes

Publication year: 1986
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Expöe-se pesquisa realizada entre adolescentes de ambos os sexos, da faixa etária de 10 a 20 anos, que frequentavam, em 1983, os Centros de Vivência do Jardim Munhoz, Jardim Piratininga e Vila Yolanda, ligados à Secretaria da Promoçäo Social da Prefeitura do Município de Osasco - SP.

Os objetivos foram:

verificar os conhecimentos dos jovens sobre alguns aspectos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), relacionar esses conhecimentos com idade, sexo, escolaridade e Centro de Vivência que frequentavam; verificar como essa populaçäo avaliava seus conhecimentos sobre o assunto; quem, na opiniäo desses jovens, estaria em condiçöes de orientá-los e qual a pessoas que escolheriam para fazer essas orientaçöes. Pretendeu-se com este trabalho subsidiar os profissionais dos campos da saúde e da educaçäo, conscientes da necessidade de se levar aos jovens informaçöes seguras sobre as DST e suas conseqüências. Os resultados mostraram que os adolescentes estudados têm conhecimento sobre DST relacionados apenas com a idade e Centros de Vivência que frequentavam. O grupo etário de 15 a 20 anos demonstrou maior conhecimento sobre o assunto do que o grupo etário de 10 a 14 anos. O Centro do Jardim Munhoz demonstrou menor conhecimento do que os Centros de Piratininga e Vila Yolanda, apenas nos nomes das doenças. A maior proporçäo da populaçäo alvo considerou razoáveis seus conhecimentos sobre o tema. O grupo etário mais velho soube avaliá-los melhor do que o grupo etário mais novo. Na opiniäo da maioria dos adolescentes estudados, o médico é a pessoa indicada e escolhida para orientá-los sobre essas enfermidades.

More related