Qualidade do leite humano coletado e processado em bancos de leite

Publication year: 1986
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Viçosa to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O presente trabalho teve como objetivo geral o levantamento de aspectos relacionados com a qualidade do leite humano ordenhado e manuseado nos Bancos de Leite.

O experimento foi desenvolvido em quatro fases:

a) seleçäo e controle das doadoras, b) caracterizaçäo do leite humano ordenhado (físico-química, microbiológica e imunológica), c) estudo dos fatores que afetam a qualidade microbiológica do leite humano durante a ordenha, e d) estudo dos tratamentos para preservaçäo do leite humano. As amostras foram provenientes de 19 doadoras do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, que conduziam as ordenhas por expressäo manual sob condiçöes controladas. Os fatores inerentes às doadoras, tais como período de lactaçäo, cor, idade, tempo de amamentaçäo anterior e número de filhos, näo exerceram influência estatisticamente significativa sobre o volume de leite produzido pelas doadoras e nem sobre as características físico-químicas avaliadas. Os valores de pH, e acidez ( D) e o índice crioscópico näo apresentaram correlaçäo estatisticamente significativa. O estudo comparativo dos procedimentos higiênico-sanitários adotados pelas doadoras e o do proposto neste trabalho mostraram que é possível melhorar significativamente a qualidade do leite. Os resultados das análises microbiológicas de amostras obtidas segundo o método proposto revelaram uma reduçäo substancial na contaminaçäo do leite com mesófilos e estafilococos, assim como a ausência de microrganismos pertencentes aos grupos coliformes, psicotróficos, termodúricos, termodúricos-psicotróficos, fungos e leveduras, praticamente restringem o leite da ocorrência de microrganismos pertencentes à contaminaçäo primária, o que se traduz como uma substancial melhora da qualidade microbiológica do leite humano ordenhado. As análises microbiológicas revelaram, ainda, que cada mama, individualmente, é capaz de exercer grande influência sobre a qualidade microbiológica final do leite humano, e que a populaçäo microbiana variou consideravelmente ao longo da ordenha, sempre de forma decrescente. Os resultados mostraram uma reduçäo média de 76,2 por cento da populaçäo microbiana entre os primeiros 10 e 20 ml ordenhados. Diante do exposto, verifica-se que a qualidade microbiológica do leite pode ser significativamente melhorada por meio da adoçäo de adequadas técnicas higiênico-sanitárias e pela eliminaçäo dos primeiros 10-20ml de leite ordenhados. O efeito dos tratamentos visando à preservaçäo do leite human

More related