Balanços de cálcio, fósforo, magnésio e nitrogênio, em crianças desnutridas e desidratadas, nos dois primeiros meses de vida
Publication year: 1984
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo principal de avaliar-se as vantagens da suplementaçäo de cálcio durante tratamento fluidoterápico da desidrataçäo devido diarréia aguda, foram efetuados balanços metabólicos em 20 crianças do sexo masculino, desnutridas e desidratadas, cuja idade variou de 12 a 54 dias. Os achados clínicos da internaçäo bem como a evoluçäo, foram semelhantes para todas as crianças. O período de observaçäo foi de 72 horas, assim divididas: fase de reparaçäo (4 horas), fases de 1ª e 2ª manutençäo (2 períodos de 24 horas) e fase final do balanço (20 horas). Todas as crianças receberam o mesmo esquema de hidrataçäo, no que diz respeito ao volume e à composiçäo de sódio e potássio. A realimentaçäo foi feita progressivamente, com leite sem lactose, respeitando-se a aceitaçäo da criança. Após a fase de reexpansäo do extracelular (fase de reparaçäo), os pacientes foram divididos em 4 subgrupos, que diferiram entre si, quanto ao emprego, na fase de 1ª e 2ª manutençäo, de soluçöes de cálcio e magnésio, como se segue: GRUPO I (com cálcio): Subgrupo Ia - com magnésio; Subgrupo Ib - sem magnésio. GRUPO II (sem cálcio): Subgrupo IIa - com magnésio; Subgrupo IIb - sem magnésio. Foram analisados os balanços de sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e nitrogênio, bem como os dados de bioquímica sanguínea.