Aleitamento materno em recém-nascido de baixo peso que nasceram ho Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto (1985-1986)

Publication year: 1988
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O objetivo desta investigaçäo foi o de estudar a situaçäo do aleitamento materno de todas as crianças nascidas com peso menor ou igual a 2500 gramas (RNBP) no hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto, no periodo de outubro de 1985 a setembro de 1986, cujas mäes eram residentes neste município. Realizou-se um estudo descritivo e prospectivo em que as informaçöes foram obtidas através de acompanhamento longitudinal. O acompanhamento iniciou-se logo após o parto no Hospital e prosseguiu com atendimetno ambulatorial previsto para completar-se ao final de 12 meses de vida, ou antes, com o desmame. Todas as crianças que näo compareceram ao ambulatório foram visitadas em domicilio. Ao término deste estudo, participaram 222 crianças das quais 87 (39,2%) completaram o acompanhamento ambulatorial até os 12 meses de idade. Cento e noventa e duas crianças iniciaram o aleitamento matérno, tendo sido, pois, de 86,5% sua incidência. A prevalência do aleitamento materno para os RNBP que foram amamentados foi de 62,5% aos 3 meses, 38,5% aos 6 meses e 25,0% aos 12 meses de vida. A mediana na duraçäo do aleitamento materno para as 192 crianças que o iniciaram foi de 4 meses, sendo que 160 destas crianças (83,3%) começaram a recebe-lo exclusivamente e 32 (16,7%) associado a alimentaçäo com fórmula a base de leite de vaca. Entre as variáveis estudadas, o indice de Apgar, idade gestacional e idade da criança na alta hospitalar tiveram associaçäo apenas com a incidência do aleitamento materno. No entanto, estas variáveis apresentaram associaçäo com o peso ao nascer, levando a crer que este seja o fator determinante de tal associaçäo...

More related