Natalidade e corbeturas de registros civis no município de Uberlândia, MG (Brasil¿il), no período 1979-85

Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A populaçäo do município de Uberlândia (MG) foi estudada, inicialmetne, quanto as suas características demográficas, construindo-se uma pirâmide etária, e classificando-a segundo os critérios de Whipple (populaçäo normal) e Sundbarg (populaçäo progressiva ou jovem), tomando os dados do Censo de 1980. a partir dos censo de 1960, 70 e 80, através de ajustamentos polinomiais do segundo grau, foram estimadas: a populaçäo total, a populaçäo segundo o sexo e a populaçäo feminina por faixas etárias do período reprodutivo. Para o período considerado, coletou-se os dados sobre natalidade e cobertura de registros civis, considerando-se: 1) os registros dos nascidos vivos, segundo o dia, mês e ano de ocorrência; 2) os nascidos vivos registrados, segundo o sexo, tipo de parto, idade e estado civil da mäe no momento do parto; 3) os registros de óbitos infantis (menores de um ano), segundo a data de nascimento, idade e sexo. Foi desenvolvida a uma metodologia própria para estimar o verdadeiro valor do número de nascidos vivos, baseada na análise do comportamento de registros tardios e na idade desses registros.

Foram estimados varios coeficientes e índices como:

o coeficietne geral de natalidade (28, 10) por 1000; o coeficiente geral de fecundidade (99,53) por 1000; os coeficientes específicos de fecundidade por faixa etária, por 1000, assim como as idades média e mediana (entre 5 e 29 anos de idade) no momento do parto; o número médio de filhas por mulher (1,4); os coeficientes de legitimidade e näo legitimidade; o coeficiente de generalidade (16,4) por 1000 nascidos vivos; coeficiente de mortalidade infantil (17, 47) por 1000; os coeficientes de mortalidade infantil tardia (3,31) por 1000, e neonatal (14,16) por 1000; a taxa de sub-registros (15,33%) para o período estuddado. Estudou-se também a sazonalidade dos registros tardios e näo tardios de nascidos vivos, constatando-se o tipo de tendência presente (linear e näo-linear) e adotando-se o modelo adequado (aditivo e multiplicativo). E, ambos os casos näo se encontrou uma sazonalidade precisa

More related