Avaliaçäo do crescimento e estudo do cálcio, fósforo e magnesio em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer, durante os primeiros dois meses de vida

Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A alimentaçäo de recém-nascidos pré-termo, em especial os de muito baixo peso ao nascer (RNMBP), continua sendo assunto muito controverso. Por apresentar composiçäo mais apropriada, tem-se procurado conseguir leite da própria mäe do pré-termo para alimentá-lo. Contudo, isto nem sempre é possível e, mesmo com este leite, nem todas as necessidades nutricionais dessas crianças säo preenchidas. Tem sido descrito o aparecimento de raquitismo em RNMBP assim alimentados devido ao baixo teor de cálcio e fósforo no leite humano. Por isso, nos países desnevolvidos, fórmulas especiais par RN pré-termo e fortificadores para o leite humano foram desenvolvidos, na tentativa de melhorar a nutriçäo dos pequenos RN pré-termo. Como em nosso meio é difícil conseguir-se com regularidade o leite da própria mäe, alimentando-se estas crianças com leite humano de banco ou fórmulas a base de leite de vaca näo específicas para RN pré-termo, propöe-se estudar as repercussöes do uso de leite humano de banco e de duas fórmulas infantis derivadas do leite de vaca utilizadas em nosso meio (Nanon e Semilko) no crescimento pondero-estatural e nos níveis séricos de cálcio, fósforo, magnésio e fosfatase alcalina, bem como na mineralizaçäo óssea, em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascer. Foram estudados 33 recém-nascidos com peso de nascimento menor ou igual a 1500g., distribuídos por sorteio dirigido em 3 grupos de 11 crianças segundo a dieta recebida: Grupo A - leite humano de banco de leite, Grupo B - Nanon a 13,2% e Grupo C - Semilko a 8,6% com acréscimo 5% de hidrato de carbono. Cada Grupo continha 7 crianças com idade gestacional menor que 34 semanas e 4 com 34 ou mais semanas de gestaçäo. As crianças, todas em condiçöes clíncias estáveis, foram seguidas do 15§ ao 60§ dias de vida, recebendo volume de dieta em torno de 200 ml/Kg/dia.

Foram realizadas as seguintes medidas antropométricas:

peso, comprimento, perímetro cefálico, perímetro torácico e prega cutânea tricipital média esquerda, aos 15, 30, 45 e 60 (ñ 2 dias) de vida. Nestas mesmas idades foram colhidas amostras de sangue, 2 ml por amostra, para análise de cálcio,fósforo, magnésio e fosfatase alcalina.

More related