Morbidade psiquiátricas em Botucatu-SP, 1980 à 1982

Publication year: 1989
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A pesquisa epidemiológica das desordens mentais, ultrapassa os limites do observável e mensurável, levando a comprometimentos de ordem política e social, bem como, possibilitando a avaliaçäo da populaçäo, no que diz respeito as práticas atuais em Saúde Mental. Neste levantamento epidemiológico, realizado com pacientes de 1§ consulta no ambulatório de Psiquiatria da F.M.B./UNESP, de 1980 a 1982, atendemos 1552 pacientes em Observaçäo Psiquiátrica Completa (O.P.C.). Após as associaçöes e análises estatística pertinentes, exigidas para a realizaçäo desta tarefa/desejo, concluimos alguns aspectos relevantes, cumprimento nossos objetivos. Este estudo examinou 918 mulhers e 454 homens. A maioria destes pacientes eram de cor branca, católicos, casados, com idade entre 26 e 35 anos, com 3-4 filhos, trabalhadores pouco especializados, baixa situaçäo economica, previdencíarios de INAMPS, procedentes de zona urbana, estado de Säo Paulo, com 32,5% de Botucatu para 66,2% de municípios limítrofes. Utilizando os critérios do C.I.D.-IX, revisäo de 1975, as neuroses foram o agrupamento diagnóstico mais frequente: 37,7% para os homens, 54,6% para as mulheres e 49% para a populaçäo geral .

As alteraçöes psicopatológicas mais frequentes foram:

peocupaçöes somáticas, tensäo, ansiedade e humor deprimido sendo seguida pelo Serviço de Psiquiatria e apenas 2,0% foram internados em hospitais psiquiátricos. Nenhum tipo de medicaçäo foi prescrito para 18,5% dos pacientes, enquanto que para 43,7% foram prescritos benzodiazepínicos. Docentes da Psiquiatria em Regime de Tempo Integral e Dedicaçäo Exclusiva, foram responsáveis por 69,8% das avaliaçöes. Esperamos que os resultados deste levantamento, possam contribuir para melhor compreensäo da mobidade psiquiátrica em Botucatu e Regiäo e para um adequado planejamento da asssistência e ensino na área de saúde mental...

More related