Efeitos da desnutriçäo proteico-calorica no sistema nervoso central de ratos: estudio ponderal, bioquímico e comportamental

Publication year: 1982
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Ratos albinos da linhagem Wistar, com peso corporal médio de 43g, após o desmame, foram submetidos a uma dieta hipoprotéica (5% de caseína) por 6 semanas juntamente com um grupo controle, sob as mesmas condiçöes exceto pela dieta normoprotéica (20% de caseína). Animais de ambos os grupos foram sacrificados e estudados, após o referido período experimental. A experiencia teve continuidade com os animais restantes por mais 6 semanas.

O grupo controle foi mantido com a mesma dieta normoprotéica e o grupo experimental subdividido em dois diferentes tratamentos dietéticos:

um sub-grupo iniciou dieta normoprotéica semelhante aos controles e um sub-grupo continuou com dieta hipoprotéica ligeiramente mais concentrada (8% de caseína). Vinte e quatro a quarenta e oito horas antes do sacrifício, os animais foram submetidos a testes, comportamentais consistindo de testes de atividade exploratória e esquiva passiva a estímulo aversivo. Durante o período experimental foi realizado um estudo da evoluçäo do peso corporal. Após o sacrifício os pesos do coraçäo, fígado, encéfalo (total) e de diferentes regiöes encefálicas (telencéfalo, cerebelo, tronco cerebral e hipotálamo) foram registrados. Nestas diferentes regiöes cerebrais foram estudados os conteúdos de noradrenalina, adrenalina e serotonina. Nas mesmas regiöes (excetuando-se o hipotálamo) foram estudados os conteúdos de ácidos nucléicos (DNA e RNA). Os ratos desnutridos, no estudo comportamental, mostraram-se mais ativos e agressivos, com diminuiçäo do limiar de "stress". "O deficit" ponderal foi acentuado em ambos os grupos desnutridos quando comparado com os respectivos grupos controles, sendo contudo menos evidente em relaçäo ao encéfalo. A concentraçäo de catecolaminas e serotonina mostrou-se significantemente elevada no hipotálamo dos animais desnutridos. A concentraçäo de ácidos nucléicos exibiu diminuiçäo do DNA em todas as regiöes estudadas quando comparou-se os animais desnutridos com respectivos controles. Näo houve modificaçäo significativa da concentraçäo de RNA

More related